PROPOSIÇÃO DE UMA METODOLOGIA ESTRUTURADA DE AVALIAÇÃO DO POTENCIAL REGIONAL DE REÚSO DE ÁGUA: 03 – METODOLOGIA DE POTENCIALIDADES (DEMANDAS E OFERTAS) E ANÁLISE ESPACIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gesta.v9i2.43711

Resumo

O reúso de água é um tema de larga difusão e desenvolvimento em várias regiões do mundo. No Brasil, a sua aplicação é recente e ainda incipiente. Dessa forma, o país ainda deve construir a sua própria experiência e identidade no assunto. As questões já estudadas e exauridas em outros países devem servir como exemplo, porém não devem ser o principal propulsor das ações no território nacional. Para que o Brasil assuma a sua identidade com objetivo de institucionalização e sistematização da prática de reúso de água em todo o território nacional, mesmo considerando as suas dimensões continentais e as distintas
características gerais entre as suas regiões, estudos de avaliação de potencial devem ser conduzidos anteriormente à realização dos empreendimentos. Trata-se de uma ferramenta de planejamento, necessária para alcance do êxito. Muitos projetos de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, no país, não alcançam os objetivos, muitas vezes, em função da falta de planejamento. É nesse cenário que a presente Nota Técnica apresenta elementos essenciais para o desenvolvimento de uma metodologia de
planejamento para a condução de estudos de avaliação de potencial de reúso regional de água no Brasil. Nessa metodologia são abordados aspectos relacionados à delimitação da área de estudo, às localizações e aos levantamentos de possíveis fontes de oferta e demanda de água de reúso, bem como as ferramentas de avaliação de potencial e de análise espacial, que possibilitam a elaboração de mapas que favorecerão as tomadas de decisão. Para as possíveis ofertas e demandas de água de reúso, são ainda indicados passos para análise quantitativa e qualitativa de forma a permitir o melhor conhecimento das suas particularidades e definir fatores de otimização eventualmente necessários para o alcance de qualidade desejada para os diferentes tipos de reúso pretendidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Carlos Soares da Silva Junior, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil / Texas Tech University, USA

Doutorando em Engenharia Civil da área de Recursos Hídricos e Meio Ambiente na COPPE/UFRJ. Possui titulação de mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental e graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Realizou intercâmbio no Illinois Institute of Technology - IIT com bolsa CAPES. Desenvolveu estudos com o Comitê de Bacia Hidrográfica do Piabanha e pesquisa sobre a integração do saneamento com recursos hídricos, envolvendo qualidade de água, modelagem computacional e gestão recursos hídricos no LABH2O - COPPE/UFRJ.

Maíra Araújo de Mendonça Lima, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (2014). Engenheira Ambiental e Sanitarista pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2019). Pesquisadora do grupo de pesquisa REUSO - Tecnologias, Gestão e Governança.

Pablo da Silva Avelar, Empresa Baiana de Água e Saneamento

Mestre em Ecologia Aplicada a Gestão Ambiental- UFBA(2016). Especialista em Auditoria e Pericia Ambiental(2007), graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (2005). Analista ambiental e sanitarista na gerência de tecnologia operacional.

Ana Silvia Pereira Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Engenheira Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) - UFMG. Mestrado (2005) e Doutorado (2010) em Engenharia Civil - Tecnologia de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos pela COPPE/UFRJ. Professora Adjunta do Departamento de Engenharia Sanitária e Meio Ambiente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - DESMA/UERJ. Membro permanente do Programa de Engenharia Ambiental da UERJ (Mestrado Profissional) PEAMB/UERJ e do Programa de Doutorado em Engenharia Ambiental da UERJ - DEAMB/UERJ. Atua em projetos de engenharia aplicados ao saneamento ambiental, esgotamento sanitário, tratamento de águas residuárias, controle de poluição das águas e reuso de efluentes. É coordenadora do grupo de pesquisa REUSO - Tecnologias, Gestão e Governança.

Sérgio Rodrigues Ayrimoraes Soares, Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico

Engenheiro civil e mestre em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade de Brasília (2002). Atualmente é Superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da ANA. Especialista da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico - ANA desde 2003. Tem experiência na área de Recursos Hídricos e Engenharia Sanitária, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento de recursos hídricos, tratamento de esgotos e abastecimento de água.

Ricardo Franci Gonçalves, Departamento de Engenharia Ambiental Universidade Federal do Espírito Santo

Engenheiro Civil - Ênfase Sanitária e Ambiental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), com Especialização em Engenharia de Saúde Pública na ENSP - FIOCRUZ (RJ) (1985), DEA Sciences Et Techniques de L'environement - Ecole Nationale Des Ponts Et Chaussées (1990), doutorado em Engenharia do Tratamento de Águas - Institut National Des Sciences Appliquées Toulouse (1993) e pós-doutorado no Departamento de Gestão de Águas Urbanas da Universidade Técnica de Berlim - Alemanha. É Professor Titular do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Espírito Santo, e foi coordenador da rede temática 5 / Edital 5, do Programa de Pesquisa em Saneamento Básico - FINEP / CAIXA / CNPq. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Controle da Poluição, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de coleta e transporte de esgoto sanitário, tratamento de águas residuárias, reúso de águas, aproveitamento de fontes alternativas de água, racionalização do uso da água em edificações, gerenciamento de lodos do saneamento, controle de odores em estações de tratamento de águas residuárias.

José Manuel Pereira Vieira, Universidade do Minho

Engenheiro civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (1977), mestre em Engenharia Sanitária pelo International Institute for Hydraulic and Environmental Engineering (IHE) em Delpht – Holanda (1982) e doutor em Engenharia Civil pela Universidade do Minho (1986). É Professor Catedrático da Universidade do Minho, onde ministra aulas e orienta trabalhos de pesquisa de graduação, mestrado e doutorado. Atualmente é o presidente eleito da World Federation of Engineering Organizations.

Downloads

Publicado

2021-09-15

Como Citar

Silva Junior, L. C. S. da, Lima, M. A. de M., Avelar, P. da S., Santos, A. S. P., Soares, S. R. A., Gonçalves, R. F., & Vieira, J. M. P. (2021). PROPOSIÇÃO DE UMA METODOLOGIA ESTRUTURADA DE AVALIAÇÃO DO POTENCIAL REGIONAL DE REÚSO DE ÁGUA: 03 – METODOLOGIA DE POTENCIALIDADES (DEMANDAS E OFERTAS) E ANÁLISE ESPACIAL. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 9(2), 36–54. https://doi.org/10.9771/gesta.v9i2.43711

Edição

Seção

Edição Especial REUSO DE ÁGUAS 2021