AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DE CHUVA DO FENÔMENO FIRST FLUSH E DE VOLUMES ARMAZENADOS EM RESERVATÓRIOS DE SISTEMAS DE ÁGUAS PLUVIAIS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO-RJ
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v9i2.43151Resumo
Este trabalho tem como objetivo principal analisar a qualidade da água da chuva a partir da concentração de poluentes depositados em amostras de volumes iniciais precipitados e de volumes armazenados em dois sistemas de águas pluviais, de características distintas, situados na cidade do Rio de Janeiro-RJ, Brasil. A metodologia consistiu em analisar os parâmetros: turbidez, sólidos totais dissolvidos (STD), cloreto e alcalinidade em amostras mensais coletadas nos anos de 2017, 2018 e 2019, e em apresentar as curvas de massa de poluentes em função das vazões afluentes e do cálculo da concentração média desses poluentes dos eventos analisados. As curvas elaboradas para os parâmetros turbidez e cloreto mostram a carga total de poluentes e, também, a variação da qualidade da água de chuva em decorrência da lavagem produzida pelos volumes iniciais precipitados. Os valores médios obtidos em relação à turbidez foram: no CAP1: 34,97 UNT no ponto (FF) e 0,65 UNT no ponto (RR); no CAP2: 20,43 UNT no (FF) e 0,92 UNT no (RR). A partir desses resultados, o trabalho conclui que a intensidade da chuva e o tipo do material de captação das águas pluviais influenciam na remoção de poluentes depositados na superfície do telhado e que a qualidade de amostras coletadas em sistemas de águas pluviais melhora significativamente com a utilização de filtros de retenção de sedimentos e do descarte dos volumes iniciais precipitados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).