PROPOSIÇÃO DE UMA METODOLOGIA ESTRUTURADA DE AVALIAÇÃO DO POTENCIAL REGIONAL DE REÚSO DE ÁGUA: 04 – FUTURO E DESAFIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gesta.v9i2.43712

Resumo

Na sequência do conteúdo apresentado pelas Notas Técnicas 01, 02 e 03, a presente tem como objetivo elencar e discutir os diversos desafios e tendências sobre a aplicação, sistematização e institucionalização da prática de reúso de água no Brasil. Em linhas gerais, a própria condição brasileira de país em desenvolvimento já carrega uma série de desafios relacionados diretamente à prestação de serviços de saneamento e, consequentemente, ao reúso de água. No diálogo internacional, mais avançado, os desafios e tendências são ainda mais proeminentes e, nesse contexto, o Brasil ainda precisa vencer etapas internas de desenvolvimento, mudança de paradigma e modernização do setor para alcançar os objetivos de reúso de maneira segura e responsável, preservando o meio ambiente, os recursos hídricos e a saúde da população. Muitos desses desafios internos podem ser transpostos por meio de implantação e operação de projeto piloto anteriormente à instalação do empreendimento definitivo de reúso e da conscientização de todos os envolvidos, tais como gestores e tomadores de decisão, operadores de sistemas de reúso de água e a sociedade civil como um todo. Essa conscientização pode ser aplicada em contexto de capacitação continuada, com objetivo de transformação e estabelecimento de uma cultura de uso racional e reúso de água, inclusive com a abordagem do projeto piloto como objeto dessa transformação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maíra Araújo de Mendonça Lima, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (2014). Engenheira Ambiental e Sanitarista pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2019). Pesquisadora do grupo de pesquisa REUSO - Tecnologias, Gestão e Governança.

Ana Silvia Pereira Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Engenheira Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) - UFMG. Mestrado (2005) e Doutorado (2010) em Engenharia Civil - Tecnologia de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos pela COPPE/UFRJ. Professora Adjunta do Departamento de Engenharia Sanitária e Meio Ambiente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - DESMA/UERJ. Membro permanente do Programa de Engenharia Ambiental da UERJ (Mestrado Profissional) PEAMB/UERJ e do Programa de Doutorado em Engenharia Ambiental da UERJ - DEAMB/UERJ. Atua em projetos de engenharia aplicados ao saneamento ambiental, esgotamento sanitário, tratamento de águas residuárias, controle de poluição das águas e reuso de efluentes. É coordenadora do grupo de pesquisa REUSO - Tecnologias, Gestão e Governança.

Pablo da Silva Avelar, Empresa Baiana de Água e Saneamento

Mestre em Ecologia Aplicada a Gestão Ambiental- UFBA(2016). Especialista em Auditoria e Pericia Ambiental(2007), graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (2005). Analista ambiental e sanitarista na gerência de tecnologia operacional.

Luis Carlos Soares da Silva Junior, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil / Texas Tech University, USA

Doutorando em Engenharia Civil da área de Recursos Hídricos e Meio Ambiente na COPPE/UFRJ. Possui titulação de mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental e graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Realizou intercâmbio no Illinois Institute of Technology - IIT com bolsa CAPES. Desenvolveu estudos com o Comitê de Bacia Hidrográfica do Piabanha e pesquisa sobre a integração do saneamento com recursos hídricos, envolvendo qualidade de água, modelagem computacional e gestão recursos hídricos no LABH2O - COPPE/UFRJ.

Bruna Magalhães de Araujo , Instituto Mineiro de Gestão de Águas

Engenheira Civil graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015) - UERJ, especialista em Engenharia Sanitária e Ambiental pela UERJ (2016). Mestre em Engenharia Ambiental UERJ (2019). Atualmente é analista ambiental do Instituto Mineiro de Gestão de Águas - IGAM. Pesquisadora do grupo de pesquisa REUSO - Tecnologias, Gestão e Governança.

Ricardo Franci Gonçalves, Departamento de Engenharia Ambiental Universidade Federal do Espírito Santo

Engenheiro Civil - Ênfase Sanitária e Ambiental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), com Especialização em Engenharia de Saúde Pública na ENSP - FIOCRUZ (RJ) (1985), DEA Sciences Et Techniques de L'environement - Ecole Nationale Des Ponts Et Chaussées (1990), doutorado em Engenharia do Tratamento de Águas - Institut National Des Sciences Appliquées Toulouse (1993) e pós-doutorado no Departamento de Gestão de Águas Urbanas da Universidade Técnica de Berlim - Alemanha. É Professor Titular do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Espírito Santo, e foi coordenador da rede temática 5 / Edital 5, do Programa de Pesquisa em Saneamento Básico - FINEP / CAIXA / CNPq. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Controle da Poluição, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de coleta e transporte de esgoto sanitário, tratamento de águas residuárias, reúso de águas, aproveitamento de fontes alternativas de água, racionalização do uso da água em edificações, gerenciamento de lodos do saneamento, controle de odores em estações de tratamento de águas residuárias.

José Manuel Pereira Vieira, Universidade do Minho

Engenheiro civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (1977), mestre em Engenharia Sanitária pelo International Institute for Hydraulic and Environmental Engineering (IHE) em Delpht – Holanda (1982) e doutor em Engenharia Civil pela Universidade do Minho (1986). É Professor Catedrático da Universidade do Minho, onde ministra aulas e orienta trabalhos de pesquisa de graduação, mestrado e doutorado. Atualmente é o presidente eleito da World Federation of Engineering Organizations.

Downloads

Publicado

2021-09-15

Como Citar

Lima, M. A. de M., Santos, A. S. P., Avelar, P. da S., Silva Junior, L. C. S. da, Araujo , B. M. de, Gonçalves, R. F., & Vieira, J. M. P. (2021). PROPOSIÇÃO DE UMA METODOLOGIA ESTRUTURADA DE AVALIAÇÃO DO POTENCIAL REGIONAL DE REÚSO DE ÁGUA: 04 – FUTURO E DESAFIOS. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 9(2), 55–70. https://doi.org/10.9771/gesta.v9i2.43712

Edição

Seção

Edição Especial REUSO DE ÁGUAS 2021