Não se nasce alfabetizadora, aprende-se a ser

Autores

  • Nair Cristina da Silva Tuboiti Doutoranda Univesidade Católica de Brasilia Professora da Secretaria de Educaçao do DF Formadora do Grupo de Estudos sobre Educaçao Metodologia de Pesquisa e Ação

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v4i3.27574

Palavras-chave:

Aprendizagem, Alfabetizadora, Pós-construtivismo.

Resumo

A proposta deste artigo, que se origina de uma investigação do doutorado, é analisar o sucesso profissional de professoras alfabetizadoras, em meio a uma formação que oportuniza cientificidade ao fazer docente, em meio à proposta didático-pedagógica pós-construtivista. Para isso, nos detemos em analisar os dados coletados por meio da entrevista sobre a história de vida e dos elementos que emergiram da observação participante em sala de aula e do grupo de estudos onde atuam. Uma elaboração a partir de uma abordagem interpretativa, que se inicia ao apresentar quem são, justificando a escolha por serem professoras, demarcando o encontro com o pós-construtivismo, o fazer profissional, o que as mantém trabalhando com essa proposta e outras evidências. Esse estudo permitiu observar que, mesmo sendo uma profissão marcada pelo feminino, é uma aprendizagem que se mantém pela solidez dos fundamentos da proposta e pela conquista de um lugar pautado pela cientificidade.

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Biografia do Autor

Nair Cristina da Silva Tuboiti, Doutoranda Univesidade Católica de Brasilia Professora da Secretaria de Educaçao do DF Formadora do Grupo de Estudos sobre Educaçao Metodologia de Pesquisa e Ação

Doutoranda em Psicologia - Universidade Católica de Brasília - UCB (2015); Bolsita da CAPES - Programa Institucional de Bolsas Doutorado Sanduíche/PDSE - Processo n° 8881;132323/2016-01, à l?Université de Cergy-Pontoise, France - (2017/2018), sob coodenaçao da professora Dra. Line Numa-Bocage. Mestre em Psicologia. Atualmente é professora da Secretaria do Estado de Educação do Distrito Federal. Experiência na área de Alfabetização, Psicogênese e Didática, Processo cognitivo, Interação social na sala de aula e Formação de professores. Atualmente com foco nos temas: formação de professores, processo de ensino e aprendizagem. Coordenadora do Núcleo de Estudos do GEEMPA no Distrito Federal. Atua, desde 1995, junto ao Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (GEEMPA). Vinculada à Association pour la recherche sur le développement des compétences (ARDéCo).

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Publicado

2018-09-14

Como Citar

Tuboiti, N. C. da S. (2018). Não se nasce alfabetizadora, aprende-se a ser. Cadernos De Gênero E Diversidade, 4(3), 197–221. https://doi.org/10.9771/cgd.v4i3.27574

Edição

Seção

Dossiê