Não se nasce alfabetizadora, aprende-se a ser
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v4i3.27574Palabras clave:
Aprendizagem, Alfabetizadora, Pós-construtivismo.Resumen
A proposta deste artigo, que se origina de uma investigação do doutorado, é analisar o sucesso profissional de professoras alfabetizadoras, em meio a uma formação que oportuniza cientificidade ao fazer docente, em meio à proposta didático-pedagógica pós-construtivista. Para isso, nos detemos em analisar os dados coletados por meio da entrevista sobre a história de vida e dos elementos que emergiram da observação participante em sala de aula e do grupo de estudos onde atuam. Uma elaboração a partir de uma abordagem interpretativa, que se inicia ao apresentar quem são, justificando a escolha por serem professoras, demarcando o encontro com o pós-construtivismo, o fazer profissional, o que as mantém trabalhando com essa proposta e outras evidências. Esse estudo permitiu observar que, mesmo sendo uma profissão marcada pelo feminino, é uma aprendizagem que se mantém pela solidez dos fundamentos da proposta e pela conquista de um lugar pautado pela cientificidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.