Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Cadernos de Gênero e Diversidade é uma publicação trimestral dedicada a divulgar resultados de pesquisas e intervenções de interesse dos Estudos de Gênero, Estudos Étnico-Raciais, Estudos de Sexualidade e outros campos interdisciplinares envolvidos com questões de diversidade.  A revista aceitará contribuições nos seguintes formatos: Artigos, Ensaios, Diários de Campo, Dossiês e Resenhas. 

A submissão, avaliação e publicação de textos para a revista é livre e sem custo.

ISSN 2525-6904.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Só poderão ser submetidas à revista contribuições inéditas, a não ser que indicação de que o conhecimento foi previamente divulgado seja apontada em "Comentários ao Editor". Caberá à comissão editorial avaliar manuscritos com conhecimentos previamente divulgados avaliar a pertinência da publicação na Revista.

Após a submissão as contribuições serão submetidas a uma avaliação prévia, onde serão analisados todos os itens exigidos para a submissão, bem como o bom preenchimento dos metadados. Apenas após essa avaliação prévia os manuscritos serão enviados para pareceristas ad doc.

 

Periodicidade

Os itens da revista serão publicados coletivamente quando o sumário estiver pronto, ou individualmente, adicionando-se os mesmos ao sumário atual quando prontos.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. A submissão de textos para a revista também é livre e sem custo.

 

Normas de Submissão

DIRETRIZES GERAIS PARA AUTORES/AS

 

  1. Os artigos, resenhas, traduções, ensaios, diários de campo e entrevistas serão apresentados à revista Cadernos de Gênero e Diversidade exclusivamente por meio do sistema eletrônico do Portal de Periódicos da UFBA.
  2. A avaliação dos trabalhos será feita pelo sistema blind peer review, por avaliadores/as que darão seus pareceres (favoráveis ou não) à publicação a partir da pertinência do texto em relação ao perfil da revista, da qualidade do material e da observância destas diretrizes.
  3. Os/as pareceristas receberão os textos sem qualquer identificação da autoria.
  4. Em caso de trabalhos que recebam pareceres contraditórios, será solicitada a avaliação de outro/a parecerista, prevalecendo a opinião majoritária, devidamente fundamentada.
  5. A identificação de autoria do trabalho deverá ser removida do arquivo e da opção “Propriedades” do Word, garantindo-se assim o critério de absoluto sigilo. Os dados do/a autor/a deverão estar no campo do sistema da revista dedicado a este fim. O preenchimento dos metadados da submissão, incluindo nome do/a autor/a, minibiografia, instituição e outros é de responsabilidade dos/as autores/as. O preenchimento incompleto dos metadados de submissão ou a submissão sem o respeito às normas da revista implicará na rejeição do manuscrito na etapa de pré-avaliação.
  6. Cada autor/a só poderá ter um artigo publicado por edição e não poderá publicar em duas edições seguidas (do mesmo volume ou não). Isto significa que, após publicar na Cadernos de Gênero e Diversidade, o/a autor/a deverá aguardar, no mínimo, um ano para submeter novo texto. Esta regra não se aplica para a publicação de traduções, resenhas e entrevistas. Além disso, um/a mesmo/a autor/a não deverá submeter mais de um manuscrito ao mesmo tempo na revista, como autor/a ou coautor/a (exceto com justificativa plausível a ser avaliada e acatada ou não para os editores).
  7. Ao publicarem neste periódico, os/as autores/as aceitam que:

7.1 Concedem à à revista seus direitos autorais e o direito de primeira publicação;

7.2 Podem publicar o mesmo texto em outros veículos (como capítulo de livro, por exemplo), desde que aguardem o prazo de seis meses e seja feita referência à primeira publicação na revista Cadernos de Gênero e Diversidade;

7.3 Os trabalhos que não estiverem de acordo com as normas e diretrizes de submissões serão devolvidos aos autores/as e rejeitados na etapa de pré-avaliação.

  1. Somente serão aceitos arquivos no formato Word.docx;

8.1 Cada artigo deverá apresentar um título centralizado com primeira letra em maiúscula (não usar título capitulado - todas as letras maiúsculas), um resumo de no máximo 200 palavras e 3 a 5 palavras-chave. As palavras-chave deverão estar separadas por ponto final e com as iniciais maiúsculas. Para os artigos escritos em português, o título, o resumo e as palavras-chave deverão ser traduzidos para uma segunda língua, de preferência o inglês, francês ou espanhol. Para os artigos escritos nas outras línguas admitidas pela revista, o título, o resumo e as palavras-chave deverão ser traduzidos para o português;

8.2 Os trabalhos poderão ser publicados em língua portuguesa, inglesa, espanhola ou francesa;

  1. As seguintes orientações técnicas devem ser rigorosamente obedecidas:

9.1 Desenvolver o texto neste Template (<http://generoesexualidade.ffch.ufba.br/wp-content/uploads/2020/03/Template-para-Autores-a-partir-de-2020_V1_Option-1.docx> [COPIE O LINK]).

9.2 Fonte: Georgia, 14, espaçamento: 1,0 (6 antes do parágrafo), margens esquerda e superior: 3,81 cm; margem direita: 1,27 e inferior: 3,17 cm (usar o template).

9.3 Extensão dos textos na revista: Editorial - 1000 a 2000 palavras; Artigos - 7.000 a 9.000 palavras; Ensaios - 4.000 a 6.000 palavras; Diários de Campo - 4000 a 6000 palavras; Entrevistas - 4000 a 8000 palavras; Resenhas (apresentar capa do livro em boa resolução) - 3000 a 4000 palavras.

9.4 Citações superiores a 3 linhas serão destacadas no corpo do texto com recuo de 4 cm, fonte 11, espaçamento simples, sem utilização de aspas no início e no final.

9.5 Usar itálico e não negrito para destaques de palavras ou frases ao longo texto.

9.6 As referências bibliográficas devem conter exclusivamente os autores e textos citados no trabalho e ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética.

9.7 As citações e referências de documentos devem obedecer, respectivamente, às NBR 10520 e NBR 6022 da ABNT.  Toda a documentação citada no corpo do texto, incluindo sítios eletrônicos, mensagens de e-mail, postagens em redes sociais, documentos oficiais e legislações e outros devem ser referenciadas segundo as normas da ABNT e constarem nas Referências.

9.8  A normalização de todas as referências e citações deve ser feita no software gratuito MORE - Mecanismo Online de Referências disponível em <http://www.more.ufsc.br/> [COPIE O LINK].

  1. Os quadros, gráficos, tabelas, mapas e imagens devem ser precedidos de numeração e título, trazer a indicação da fonte correspondente imediatamente abaixo (mesmo quando for elaboração própria). No caso de fotografias, indicar o crédito devido e a respectiva autorização quando nelas for possível identificar pessoas.
  2. As propostas de dossiê temático devem ser apresentadas para a Editoria própria desta seção, que pode ser acessada na aba Equipe Editorial deste site. O tema do dossiê deve  atender ao perfil da revista. A proposta deve ser apresentada através de resumo expandido (até 800 palavras) delimitando o espectro dos textos que pretende reunir. Além disso, deve ser enviada uma imagem de direitos autorais livres para circular na Chamada Aberta para contribuições. As propostas devem ser organizadas por dois/duas pesquisadores/as de instituições diferentes, sendo pelo menos um/a deles/as portador do título de doutorado, podendo acrescentar terceiro/a organizador/a desde que justificada a sua necessidade. Os/as organizadores/as do dossiê se responsabilizam por apresentar junto ao envio da proposta uma lista de pelo menos oito pareceristas que atuarão na avaliação do material com nome e e-mail. Os dossiês, com formatos diversos de textos, podem ter entre quatro e oito textos, além da apresentação escrita pelos/as organizadores/as. Também serão aceitas propostas de Número Especial da revista, a serem discutidas pela Equipe Editorial mediante apresentação de proposta fundamentada em até 800 palavras.
  3. A submissão de textos em resposta às chamadas abertas da revista para dossiês temáticos e números especiais deve indicar à qual chamada se refere o texto em Comentários ao Editor.

 

CONDIÇÕES ESPECÍFICAS PARA SUBMISSÃO


 

Como parte do processo de submissão, os/as autores/as são obrigados a verificar a conformidade do seu texto em relação a todos os itens listados acima, além de se observar o seguinte:

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor";
  2. Todos os endereços "URL" no texto estão ativos;
  3. O texto foi aplicado ao Template da Cadernos de Gênero e Diversidade
  4. A política de retratação, preocupação, redundância, e todas as matérias envolvendo alteração de conteúdos já publicados e má conduta seguirão as orientações do TheCommittee on Publication Ethics (COPE) disponíveis em <https://portalseer.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/27673/16497> [COPIE O LINK].

Indexadores e Qualis

 
 

Qualis Referência 2019 (indicativo)

A3

Quadriênio 2013-2016:

B4 - Antropologia/Arqueologia

B4 – Sociologia

C - Direito