https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgendiv/issue/feed Cadernos de Gênero e Diversidade 2023-09-03T17:48:12+00:00 Patrícia Rosalba Salvador Moura Costa cadernos.genero@gmail.com Open Journal Systems <p>A Cadernos de Gênero e Diversidade é uma publicação dedicada a divulgar resultados de pesquisas e intervenções de interesse dos Estudos de Gênero, Estudos Étnico-Raciais, Estudos de Sexualidade e outros campos interdisciplinares envolvidos com questões de diversidade. Aceita contribuições nos seguintes formatos: Artigos, Ensaios, Diários de Campo, Dossiês e Resenhas. A submissão, avaliação e publicação de textos para a revista é livre e sem custo.<br />Área do conhecimento: Ciências Humanas<br />ISSN (online): 2525-6904 - Periodicidade: trimestral</p> https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/46685 A Literatura Infantil na Escola: 2021-10-06T22:02:32+00:00 Amanda Basílio Barbosa amandabasilio17@hotmail.com Márcia Helena Sauáia Guimarães Rostas mrostas@hotmail.com Guilherme Ribeiro Rostas guilhermerostas@ifsul.edu.br <p>O presente estudo tem como objetivo analisar a literatura infantil com base nas categorias de classe, gênero e raça. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica, de cunho qualitativo, tendo como principais referenciais: Almeida (1998), Davis (2016 e 2018), Dos Santos (2019), Engels (2019), Guareschi (2014), hooks (2018), Jovino (2006) e Zilberman (2003). Verificou-se que o livro destinado à criança, foi utilizado como um instrumento de propagação de ideologias dominantes em cada momento histórico. A figura da mulher esteve atrelada ao trabalho reprodutivo e a subalternidade masculina. Quando se considera a mulher negra, esta foi representada pela a literatura infantil nacional em três momentos distintos, de acordo com o contexto social de cada época. Da mulher preta trabalhadora doméstica, para a mulher parda com traços e atributos brancos, até chegar na configuração atual, que está aos poucos rompendo com os estereótipos depreciativos da população negra.</p> 2023-09-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Cadernos de Gênero e Diversidade https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/54896 Dilemas interseccionais: 2023-06-06T18:30:50+00:00 Emanuelle Freitas Goes emanuellegoes@gmail.com <p>O aborto é um fenômeno reprodutivo comum a todas as mulheres e pessoas com útero, mas os diversos contextos sociais e históricos situarão de como mulheres negras, indígenas, latinas, asiáticas e demais grupos racialmente oprimidos e pessoas com útero vão experimentar este evento reprodutivo. A intersecção das desigualdades de gênero e do racismo e suas manifestações determinará como essas mulheres vivenciam o aborto, seja na gravidez não pretendida, na decisão pela interrupção da gravidez, nas relações com as parcerias e rede de apoio, ou seja, na procura pelo serviço de saúde. As mulheres negras seguem mais solitárias no momento da decisão pela interrupção e são elas também que mais morrem de morte materna em consequência do aborto inseguro. Por isso fundamental a justiça reprodutiva que reconhece as mulheres em suas humanidades, o mundo e suas diversas formas de opressão que tem definido o destino reprodutivo das mulheres negras, latinas, indígenas, asiáticas e do Sul Global. Todas as mulheres e pessoas com útero tem direito de realizar suas escolhas reprodutivas sem serem condenadas a morte.</p> 2023-09-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Cadernos de Gênero e Diversidade https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/48958 Os Saberes Docentes e as formas de inserção curricular da História das Mulheres nos Planos de Aula do portal Nova Escola (2017-2019) 2022-04-12T14:27:05+00:00 Bárbara de Almeida Carvalho barbara_almeida9@hotmail.com <p class="Resumo" style="text-align: justify; text-justify: inter-ideograph;"><span lang="PT">Este artigo analisa os saberes docentes mobilizados nos Planos de Aula que tratam da História das Mulheres, no portal educacional Nova Escola. Para essa análise foram escolhidos doze Planos de Aula, que integram o projeto “Planos de Aula NOVA ESCOLA” e que estão, de acordo com o portal, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A partir da análise de três tabelas que consideram aspectos dos Planos, da BNCC e os discursos apresentados a cerca das mulheres. A partir dessa análise será pensada a questão da subjetivação feminina, quais os interesses, valores e práticas que foram escolhidos para a construção dos Planos em um portal de grande visibilidade. </span></p> 2023-09-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Cadernos de Gênero e Diversidade https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/50557 Vivência(s) docente(s) de mulheres lésbicas e bissexuais no ensino superior privado de Belo Horizonte 2022-08-07T21:33:19+00:00 Luiz Paulo Ribeiro luizribeiro@live.com Isabella Campos Freitas D'Ávila isabellacf.davila@gmail.com <p>Esta pesquisa tem como objetivo apresentar e discutir as estratégias que docentes não-heterossexuais utilizam dentro do espaço educacional para conviver com a cisheteronormatividade e se manter ou conquistar o reconhecimento de ser professor(a). A pesquisa se estruturou através de entrevistas narrativas com professoras e professores do ensino superior privado de Belo Horizonte, e a discussão a partir da análise das narrativas em consonância com teorias de identidade. Com isso, foi possível perceber que, por vezes, docentes fazem uso da cisheteronormatividade - conscientemente ou não - para garantir o reconhecimento na profissão que ocupam, e assim, conseguir se manter dentro do sistema normativo com menos impactos.</p> 2023-09-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Cadernos de Gênero e Diversidade https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/48620 Educação em Direitos Humanos e Violência homofóbica no Ambiente Escolar 2022-03-26T19:36:05+00:00 Thiago Luiz Sartori tlsartori@hotmail.com Nonato Assis de Miranda mirandanonato@uol.com.br <p>Este artigo está inserido em um estudo realizado em um Programa de Pós-Graduação em Educação cujo objetivo precípuo foi analisar eventuais situações de violência homofóbica no ambiente escolar, na perspectiva dos Direitos Humanos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujos dados foram obtidos por meio de entrevistas realizadas com gestores de seis escolas públicas do Estado de São Paulo. Em geral, os gestores desenvolvem práticas profissionais com foco no respeito à diversidade e na cultura de paz e, portanto, na perspectiva da Educação em Direitos Humanos. Tratam questões inerentes à homossexualidade com naturalidade, mas reconhecem que, na escola, há situações de intolerância em relação às relações homoafetivas por parte de alguns alunos e professores, mas não de igualdade de gênero, demandando atenção especial da gestão. Contudo, eles não permitem relações de afeto no ambiente escolar independentemente de o casal ser homo ou heterossexual, alguns deles não sabem dizer se uma pessoa trans deveria usar o banheiro masculino ou feminino, sugerem um banheiro alternativo para essas pessoas. Por fim, foi constatado que alguns gestores se mostraram despreparados para lidar com a presença de casais homoafetivos e, assim, suas práticas profissionais tendem a fomentar a violência homofóbica na escola.</p> 2023-09-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Cadernos de Gênero e Diversidade https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/48413 Cartografias do cuidado com mulheres em contextos de violência a partir de um dispositivo clínico-político de saúde mental 2022-03-04T18:22:23+00:00 Dipaula Minotto da Silva dms@unesc.net Vitória de Oliveira de Souza vitoriasouza@unesc.net <p>O presente trabalho trata-se de uma pesquisa-intervenção, que propõe uma cartografia dos processos de subjetivação de mulheres em contextos de violência. O acompanhamento dos processos de cuidado foi oriundo da criação de um dispositivo clínico-político, caracterizado como um grupo de saúde mental com mulheres. O referencial teórico partiu do conceito de gênero e máquina do patriarcado, com o entrelaçamento sobre o campo da saúde mental e atenção psicossocial. Nesse sentido, propus articular o contexto da violência enquanto relacional e analisar os dispositivos de subjetivação, que processualmente constituem as mulheres. A partir da cartografia como método de pesquisa, cheguei a alguns pontos de projeção no mapa, que são as seguintes categorias: o dispositivo materno e a operacionalização da violência institucional; o racismo e o dispositivo amoroso. Tais conceituações ajudaram a compreender o percurso das mulheres em sua constituição subjetiva, bem como tensionar o campo da saúde mental e a propor uma linha de cuidado às mulheres.</p> 2023-09-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Cadernos de Gênero e Diversidade https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/50290 Aspectos sociais e culturais envolvidos no processo de transição identitária da população trans 2022-07-24T22:46:30+00:00 Bianka Andressa de Oliveira Medeiros psibiankamedeiros@gmail.com Dafne Ferreira Cavalcante dafnecavalcante@alu.uern.br Alvaro Micael Duarte Fonseca alv.micael@gmail.com Rafaella Cristina Tavares Belo rafaellabelo@alu.uern.br José Antonio da Silva Junior antoniodasilva@alu.uern.br Ellany Gurgel Cosme do Nascimento ellanygurgel@uern.br <p class="Resumo" style="text-align: justify;"><span lang="PT">A separação entre sexo e gênero, materializada pela noção de identidade de gênero, foi crucial para estabelecer as necessidades das pessoas trans. No entanto, vê-se ainda a influência da matriz cisnormativa. Partindo dessa premissa, esse estudo, enquanto pesquisa qualitativa, teve por objetivo aprofundar o conhecimento e o entendimento dos aspectos individuais, sobretudo, sociais, ligados ao processo de transição identitária deste público, para isso, realizou-se uma pesquisa exploratória e descritiva. Foram entrevistadas 14 pessoas transgêneros residentes no município de Mossoró/RN Encontrou-se 4 categorias de análise: As fortificações da história e do apoio e, direitos básicos perdidos, religião e relacionamentos afetivos. Assim, discutiu-se as consequências da imposição da heteronormatividade e do binarismo de gênero na vida das pessoas transgênero.</span></p> 2023-09-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Cadernos de Gênero e Diversidade https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/48321 Ciberfeminismos em tempos de Pandemia: 2022-02-22T17:31:06+00:00 Carla Montuori Fernandes carla_montuori@ig.com.br Marina Alvarenga Botelho inabotelho@gmail.com Alícia Frota de Souza Antonioli aliciafsantonioli@gmail.com Luiz Ademir de Oliveira luizoli@ufsj.edu.br <p>Este estudo tem como objetivo investigar práticas ciberfeministas nas redes sociais, especificamente no Twitter, durante a pandemia, identificando as principais redes de discussão e quais os tópicos mais abordados. Compreende-se a rede social como um espaço que amplia a esfera pública, e, portanto, como central às novas práticas feministas. As discussões baseiam-se, também, nos conceitos de cibercultura e ciberfeminismo, com foco no feminismo interseccional. O <em>corpus </em>de análise foi coletado utilizando-se o Netlytic, nos meses de janeiro e março de 2021. Como metodologia de análise dos dados, utilizou-se a Análise de Redes Sociais (ARS) e a análise de conteúdo. Já como resultados, observou-se que as práticas ciberfeministas vêm acontecendo de forma descentralizada e diminuída durante a pandemia.</p> 2023-09-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Cadernos de Gênero e Diversidade https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/53909 "Todo mundo vem pra Recife" 2023-04-08T16:20:17+00:00 Luís Felipe Rios lfelipe.rios@gmail.com <p class="p1">Este artigo discute os circuitos de sociabilidade de homens que fazem sexo com homens (HSH) da Região Metropolitana do Recife (RMR). Os dados são oriundos de pesquisa etnográfica realizada por meio de entrevistas, observações participantes e inquérito comportamental, com uma amostra formada por 10 cadeias de respondentes. Nos municípios menores prevaleceu redes comunitárias de malha estreita, que controlavam as pessoas e estigmatizavam as homossexualidades. Para escapar do controle, a homossociabilidade acontecia em espaços como as casas de amigos, praias e praças. E, quando queriam a diversão das boates e bares gay, iam para Recife. Paralelamente, a dimensão <em>online</em> era acessada, esgaçando o controle e ampliando as possibilidades eróticas. Analisando a própria dinâmica do trabalho de campo, observamos uma maior facilidade de construir cadeias de respondentes a partir de bairros pobres de Olinda e Recife, que relacionamos às mudanças nas possibilidades de se mostrar homossexual.</p> 2023-09-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Cadernos de Gênero e Diversidade https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/52819 Resenha: DELAP, Lucy. Feminismos: Uma história global. Tradução de Isa Mara Lando e Laura Teixeira Motta. 1º edição. São Paulo: Companhia das Letras, 2022. 2023-01-31T21:29:09+00:00 Samara Akemi Saraiva samara.akemi@unifesp.br <p>NÃO POSSUI, TRATA-SE DE RESENHA DE LIVRO</p> 2023-09-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Cadernos de Gênero e Diversidade https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/56289 Editorial 2023-09-03T15:14:16+00:00 Patricia Rosalba Salvador Moura Costa patriciarosalba@gmail.com Felipe Bruno Martins Fernandes fernandes.felipebruno@gmail.com Thiago Barcelos Soliva thiago104@yahoo.com.br 2023-09-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Cadernos de Gênero e Diversidade