Não se nasce alfabetizadora, aprende-se a ser

Authors

  • Nair Cristina da Silva Tuboiti Doutoranda Univesidade Católica de Brasilia Professora da Secretaria de Educaçao do DF Formadora do Grupo de Estudos sobre Educaçao Metodologia de Pesquisa e Ação

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v4i3.27574

Keywords:

Aprendizagem, Alfabetizadora, Pós-construtivismo.

Abstract

A proposta deste artigo, que se origina de uma investigação do doutorado, é analisar o sucesso profissional de professoras alfabetizadoras, em meio a uma formação que oportuniza cientificidade ao fazer docente, em meio à proposta didático-pedagógica pós-construtivista. Para isso, nos detemos em analisar os dados coletados por meio da entrevista sobre a história de vida e dos elementos que emergiram da observação participante em sala de aula e do grupo de estudos onde atuam. Uma elaboração a partir de uma abordagem interpretativa, que se inicia ao apresentar quem são, justificando a escolha por serem professoras, demarcando o encontro com o pós-construtivismo, o fazer profissional, o que as mantém trabalhando com essa proposta e outras evidências. Esse estudo permitiu observar que, mesmo sendo uma profissão marcada pelo feminino, é uma aprendizagem que se mantém pela solidez dos fundamentos da proposta e pela conquista de um lugar pautado pela cientificidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Nair Cristina da Silva Tuboiti, Doutoranda Univesidade Católica de Brasilia Professora da Secretaria de Educaçao do DF Formadora do Grupo de Estudos sobre Educaçao Metodologia de Pesquisa e Ação

Doutoranda em Psicologia - Universidade Católica de Brasília - UCB (2015); Bolsita da CAPES - Programa Institucional de Bolsas Doutorado Sanduíche/PDSE - Processo n° 8881;132323/2016-01, à l?Université de Cergy-Pontoise, France - (2017/2018), sob coodenaçao da professora Dra. Line Numa-Bocage. Mestre em Psicologia. Atualmente é professora da Secretaria do Estado de Educação do Distrito Federal. Experiência na área de Alfabetização, Psicogênese e Didática, Processo cognitivo, Interação social na sala de aula e Formação de professores. Atualmente com foco nos temas: formação de professores, processo de ensino e aprendizagem. Coordenadora do Núcleo de Estudos do GEEMPA no Distrito Federal. Atua, desde 1995, junto ao Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (GEEMPA). Vinculada à Association pour la recherche sur le développement des compétences (ARDéCo).

Published

2018-09-14

How to Cite

Tuboiti, N. C. da S. (2018). Não se nasce alfabetizadora, aprende-se a ser. Cadernos De Gênero E Diversidade, 4(3), 197–221. https://doi.org/10.9771/cgd.v4i3.27574

Issue

Section

Dossiê