Para Além do Papo Sério: análise dos impactos das oficinas de gênero e sexualidade para estudantes e egressas da equipe

Autores/as

  • Alexandra Eliza Vieira Alencar Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gabriela Pedroni Universidade Federal de Santa Catarina
  • Leonardo de Miranda Ramos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Laura Gelpi Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v6i1.35865

Palabras clave:

políticas públicas, impactos, gênero

Resumen

Durante os anos de 2002 a 2016, houve um momento político ímpar no que diz respeito à formulação e à execução de políticas públicas de gênero e diversidade no campo da Educação. Essas políticas voltadas à diversidade e orientadas pelo debate sobre direitos humanos tinham como objetivo estruturante o combate às desigualdades e propiciaram a implementação do Projeto de Extensão Papo Sério. O projeto foi desenvolvido pelo Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades, da Universidade Federal de Santa Catarina, entre os anos de 2007 e 2015, e tinha como finalidade promover debates sobre gênero e diversidade nas escolas da Grande Florianópolis/SC. Uma das principais atividades realizadas eram as oficinas nas escolas, as quais seguem sendo desenvolvidas pelo mesmo núcleo. Por conseguinte, o presente trabalho busca comparar a receptividade das estudantes nessas experiências formativas em relação ao tema, bem como os impactos da realização dessas oficinas na trajetória profissional e pessoal das egressas da equipe que ministraram tais encontros. A metodologia utilizada foi a etnografia em documentos, através da análise documental dos materiais elaborados ao longo dos anos; a observação participante das oficinas realizadas no ano de 2019, bem como a análise das entrevistas com as egressas da equipe sobre sua participação no projeto.  Portanto o presente trabalho evidencia o impacto de discussões sobre gênero na subjetividade e na experiência de vida das extensionistas e das estudantes da educação básica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alexandra Eliza Vieira Alencar, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Antropologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Professora do Instituto Estadual de Educação (IEE). Doutora e Mestre em Antropologia Social (UFSC) e Graduação em Jornalismo (UFSC). Pesquisadora do Núcleo de Identidades e Relações Interénicas (NUER) e do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS), ambos da (UFSC). Realizou estágio pós-doutoral junto ao Projeto "Direitos Humanos, Antropologia e Educação: experiências de formação em Gênero e Diversidades” aprovado no Edital CAPES Educação em Direitos Humanos 2017 (38/2017), coordenado pelas Profª Drª Miriam Pillar Grossi e Profª Drª Antonella Maria Imperatriz Tassinari.

Gabriela Pedroni, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Antropologia Social (PPGAS/UFSC) com bolsa CAPES.

Leonardo de Miranda Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Antropologia Social (PPGAS/UFSC) com bolsa CAPES/SECADI.


Laura Gelpi, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Ciências Sociais (CFH/UFSC) com bolsa de iniciação científica CAPES/SECADI.

Publicado

2020-04-16

Cómo citar

Alencar, A. E. V., Pedroni, G., de Miranda Ramos, L., & Gelpi, L. (2020). Para Além do Papo Sério: análise dos impactos das oficinas de gênero e sexualidade para estudantes e egressas da equipe. Cadernos De Gênero E Diversidade, 6(1), 273–295. https://doi.org/10.9771/cgd.v6i1.35865

Número

Sección

Dossiê