Impactos da Violência Doméstica na Saúde Mental das Mulheres:
Uma revisão de literatura (2019-2023)
Palavras-chave:
Relações de gênero, Violência doméstica, Saúde Mental, Agravos em saúde, Revisão de literaturaResumo
A violência contra as mulheres, principalmente dentro de relacionamentos íntimos, é um fenômeno complexo e multifacetado a ser tratado com seriedade. Nos últimos anos, as discussões sobre relacionamentos abusivos têm crescido, seja no âmbito acadêmico, seja no âmbito social, juntamente com o elevado número de denúncias e casos divulgados pela mídia. É necessário questionar as razões que levam uma mulher a permanecer nesse tipo de relação, que a afeta tanto psicologicamente quanto fisicamente, abalando sua autoestima e colocando-a em situações de violência diária. Com o objetivo de compreender essa problemática, a presente pesquisa, de natureza qualitativa, concentrou-se na revisão da literatura, a partir das bases de dados SciELO, LILACS e BVSalud, de produções acadêmicas em língua portuguesa produzidas nos últimos cinco anos (2019-2023). Os resultados nos permitem afirmar a importância de mais pesquisas sobre tal problemática bem como a necessidade de criação e consolidação de políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos e acessos que possam refletir na superação dos agravos na saúde das mulheres.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos de Gênero e Diversidade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.