A Literatura Infantil na Escola:
Uma Análise de Classe, Gênero e Raça
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v9i1.46685Abstract
The present study aims at analyzing children’s literature based on categories of class, gender and race. For this purpose, a qualitative bibliographic review was carried out having the following as the main references: Almeida (1998), Davis (2016 and 2018), Dos Santos (2019), Engels (2019), Guareschi (2014), Hooks (2018), Jovino (2006) and Zilberman (2003). It has been noticed that the book aimed at children was used as an instrument of propagation of dominant ideologies in each historical moment. The figure of the woman was linked to breeding and male subalternity. When considering the black woman, she was represented by the national children’s literature in three distinct moments, according to the social context of a given period of time. From the black woman doing household work to the brown-colored woman with white traces and characteristics, to the present configuration, which is slowly breaking the derogatory stereotypes of the black population.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Cadernos de Gênero e Diversidade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.