Professor e gay:
Relações da presença homossexual no espaço escolar
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v8i4.49250Palavras-chave:
gênero, sexualidade, homossexualidade, educação, professores homossexuaisResumo
A ótica de uma sexualidade vista socialmente como “normal” carrega processos históricos e sociais que formam uma marca estigmatizante sobre a homossexualidade. Neste sentido, o objetivo deste estudo é refletir sobre as questões que permeiam a homossexualidade masculina e a presença de professores gays no espaço escolar, destacando como são suas vivências neste local. Para esta investigação qualitativa em educação, foi utilizada a análise de entrevistas realizadas com sete professores homossexuais. Por meio dos dados obtidos, foi possível constatar a declaração, ou não, da sexualidade no espaço escolar e como se desdobram as vivências a partir da presença de um professor homossexual em espaço escolar, as relações com outros professores, assim como as relações com alunos e alunas. Os resultados apresentam a possibilidade de a presença de um professor homossexual no espaço escolar como uma forma de visibilidade desta sexualidade, para além das construções discriminatórias e estigmatizadas da sociedade, a qual pode corroborar com a compreensão da construção da pluralidade dos conceitos de gênero e sexualidade.
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