Professor e gay:

Relações da presença homossexual no espaço escolar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v8i4.49250

Palabras clave:

gênero, sexualidade, homossexualidade, educação, professores homossexuais

Resumen

A ótica de uma sexualidade vista socialmente como “normal” carrega processos históricos e sociais que formam uma marca estigmatizante sobre a homossexualidade. Neste sentido, o objetivo deste estudo é refletir sobre as questões que permeiam a homossexualidade masculina e a presença de professores gays no espaço escolar, destacando como são suas vivências neste local. Para esta investigação qualitativa em educação, foi utilizada a análise de entrevistas realizadas com sete professores homossexuais. Por meio dos dados obtidos, foi possível constatar a declaração, ou não, da sexualidade no espaço escolar e como se desdobram as vivências a partir da presença de um professor homossexual em espaço escolar, as relações com outros professores, assim como as relações com alunos e alunas. Os resultados apresentam a possibilidade de a presença de um professor homossexual no espaço escolar como uma forma de visibilidade desta sexualidade, para além das construções discriminatórias e estigmatizadas da sociedade, a qual pode corroborar com a compreensão da construção da pluralidade dos conceitos de gênero e sexualidade.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marllon Caceres Gonçalves, UFMS/Egresso

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2020). Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2016). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE). Faz parte de comissão avaliadora ad hoc em revisão de periódicos. Atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, sexualidade, homossexualidade, identidade, diversidade e ensino de arte.

Josiane Peres Gonçalves, UFMS

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com Pós-Doutorado pela mesma instituição. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (CPAN/UFMS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FAED/UFMS). Docente dos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais do Campus de Naviraí (CPNV/UFMS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE), vinculado à Rede Internacional América Latina, África, Europa, Caribe (ALEC).

Publicado

2023-06-21

Cómo citar

Gonçalves, M. C. ., & Gonçalves, J. P. (2023). Professor e gay: : Relações da presença homossexual no espaço escolar . Cadernos De Gênero E Diversidade, 8(4), 190–212. https://doi.org/10.9771/cgd.v8i4.49250

Número

Sección

Artigos