Os Saberes Docentes e as formas de inserção curricular da História das Mulheres nos Planos de Aula do portal Nova Escola (2017-2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v9i1.48958

Resumo

Este artigo analisa os saberes docentes mobilizados nos Planos de Aula que tratam da História das Mulheres, no portal educacional Nova Escola. Para essa análise foram escolhidos doze Planos de Aula, que integram o projeto “Planos de Aula NOVA ESCOLA” e que estão, de acordo com o portal, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A partir da análise de três tabelas que consideram aspectos dos Planos, da BNCC e os discursos apresentados a cerca das mulheres. A partir dessa análise será pensada a questão da subjetivação feminina, quais os interesses, valores e práticas que foram escolhidos para a construção dos Planos em um portal de grande visibilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara de Almeida Carvalho, Universidade de Brasília

Bárbara de Almeida Carvalho.

Graduada em História pela Universidade de Brasília - UnB.

Pós Graduanda em História pela Universidade de Brasília, na linha de História Cultural Memórias e Identidades.

Email: barbara_almeida9@hotmail.com

Downloads

Publicado

2023-09-03

Como Citar

Carvalho, B. de A. . (2023). Os Saberes Docentes e as formas de inserção curricular da História das Mulheres nos Planos de Aula do portal Nova Escola (2017-2019). Cadernos De Gênero E Diversidade, 9(1), 47–75. https://doi.org/10.9771/cgd.v9i1.48958

Edição

Seção

Artigos