A Literatura Infantil na Escola:

Uma Análise de Classe, Gênero e Raça

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v9i1.46685

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a literatura infantil com base nas categorias de classe, gênero e raça. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica, de cunho qualitativo, tendo como principais referenciais: Almeida (1998), Davis (2016 e 2018), Dos Santos (2019), Engels (2019), Guareschi (2014), hooks (2018), Jovino (2006) e Zilberman (2003). Verificou-se que o livro destinado à criança, foi utilizado como um instrumento de propagação de ideologias dominantes em cada momento histórico. A figura da mulher esteve atrelada ao trabalho reprodutivo e a subalternidade masculina. Quando se considera a mulher negra, esta foi representada pela a literatura infantil nacional em três momentos distintos, de acordo com o contexto social de cada época. Da mulher preta trabalhadora doméstica, para a mulher parda com traços e atributos brancos, até chegar na configuração atual, que está aos poucos rompendo com os estereótipos depreciativos da população negra.

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Biografia do Autor

Amanda Basílio Barbosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense - Campus Pelotas

Mestranda do Curso de Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia do IFSUL, Campus Pelotas e professora de Educação Especial da Prefeitura Municipal de Canguçu.

Márcia Helena Sauáia Guimarães Rostas, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa e líder do grupo de pesquisa Discurso Pedagógico. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, campus Pelotas.  

Guilherme Ribeiro Rostas, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Possui graduação em Pedagogia - Administração Escolar pelo Centro Universitário do Maranhão S C Ltda (1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2009) e doutorado em Política Social pela Universidade Católica de Pelotas (2018). Atualmente é avaliador do Sinaes - Sistema Nacional Ed. S. do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, coordenador do curso de licenciatura. em computação do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense e professor de Educação Básica, Téc. e Tecnol. do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Le gislação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, tecnologia educacional, mídias, precarização social do trabalho docente, inclusão sociodigital, avaliação e educação a distância.

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Publicado

2023-09-03

Como Citar

Barbosa, A. B. ., Rostas, M. H. S. G. ., & Rostas, G. R. . (2023). A Literatura Infantil na Escola: : Uma Análise de Classe, Gênero e Raça. Cadernos De Gênero E Diversidade, 9(1), 04–30. https://doi.org/10.9771/cgd.v9i1.46685

Edição

Seção

Artigos