Bullying homofóbico:
à ótica das práticas pedagógicas na Educação Física escolar
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v7i2.36122Palavras-chave:
Bullying, Homofobia, Educação Física escolar, SexualidadeResumo
O presente artigo visa apresentar qual a atuação dos/as professores/as de Educação Física frente as práticas de bullying homofóbico em suas aulas, no Ensino Médio, em uma escola da rede estadual de Cáceres-MT. Utilizamos a abordagem qualitativa, através do método etnográfico a partir da observação participante, registrada em um diário de campo e da entrevista semiestruturada. Foi possível reconhecer diversas atitudes homofóbicas, tanto direcionadas à alunos e alunas homossexuais quanto para com aqueles/as que não o são, através de expressões que remetiam à sexualidade e ao gênero como forma de depreciação. Além disso, identificamos certo distanciamento/silenciamento das professoras frente ao bullying homofóbico, provenientes da incapacidade de lidar com o assunto. Concluímos atentando para a importância de fomentar debates sobre gênero e sexualidades nos espaços escolares e que professores e professoras busquem o conhecimento para o lidar com as violências de bullying, de gênero e homofobia.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cadernos de Gênero e Diversidade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Acesso e Direitos Autorais
As pessoas autoras mantêm os direitos autorais de suas obras, concedendo à revista o direito de primeira publicação.
A Revista Cadernos de Gênero e Diversidade é de acesso aberto, não cobra taxas de submissão ou publicação.
As pessoas autoras mantêm os direitos autorais de suas obras, concedendo à revista o direito de primeira publicação.
As publicações são licenciadas sob a licença Creative Commons Atribuição (CC BY), que permite compartilhamento e adaptação com atribuição de autoria.
Termo da declaração de acesso aberto
Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD) é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para usuária/o ou sua instituição. As usuárias e os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia da editora ou de autor/a/es, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).







