Bullying homofóbico:
à ótica das práticas pedagógicas na Educação Física escolar
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v7i2.36122Keywords:
Bullying, Homofobia, Educação Física escolar, SexualidadeAbstract
O presente artigo visa apresentar qual a atuação dos/as professores/as de Educação Física frente as práticas de bullying homofóbico em suas aulas, no Ensino Médio, em uma escola da rede estadual de Cáceres-MT. Utilizamos a abordagem qualitativa, através do método etnográfico a partir da observação participante, registrada em um diário de campo e da entrevista semiestruturada. Foi possível reconhecer diversas atitudes homofóbicas, tanto direcionadas à alunos e alunas homossexuais quanto para com aqueles/as que não o são, através de expressões que remetiam à sexualidade e ao gênero como forma de depreciação. Além disso, identificamos certo distanciamento/silenciamento das professoras frente ao bullying homofóbico, provenientes da incapacidade de lidar com o assunto. Concluímos atentando para a importância de fomentar debates sobre gênero e sexualidades nos espaços escolares e que professores e professoras busquem o conhecimento para o lidar com as violências de bullying, de gênero e homofobia.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Cadernos de Gênero e Diversidade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.