Bullying homofóbico:

à ótica das práticas pedagógicas na Educação Física escolar

Autores

  • Dominique Stefany Gomes dos Santos Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Viviane Teixeira Silveira Instituto Superior de Educación Física/Universidade de la República

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v7i2.36122

Palavras-chave:

Bullying, Homofobia, Educação Física escolar, Sexualidade

Resumo

O presente artigo visa apresentar qual a atuação dos/as professores/as de Educação Física frente as práticas de bullying homofóbico em suas aulas, no Ensino Médio, em uma escola da rede estadual de Cáceres-MT. Utilizamos a abordagem qualitativa, através do método etnográfico a partir da observação participante, registrada em um diário de campo e da entrevista semiestruturada. Foi possível reconhecer diversas atitudes homofóbicas, tanto direcionadas à alunos e alunas homossexuais quanto para com aqueles/as que não o são, através de expressões que remetiam à sexualidade e ao gênero como forma de depreciação. Além disso, identificamos certo distanciamento/silenciamento das professoras frente ao bullying homofóbico, provenientes da incapacidade de lidar com o assunto. Concluímos atentando para a importância de fomentar debates sobre gênero e sexualidades nos espaços escolares e que professores e professoras busquem o conhecimento para o lidar com as violências de bullying, de gênero e homofobia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dominique Stefany Gomes dos Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Especialista em Impactos da Violência na Escola pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), na linha de pesquisa Educação e Diversidade.

Viviane Teixeira Silveira, Instituto Superior de Educación Física/Universidade de la República

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2004), mestre em Educação - área de concentração Educação, Cultura e Tecnologia pela Universidade Federal do Paraná (2008). Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas - área de concentração Condição Humana na Modernidade (2013) pela Universidade Federal de Santa Catarina/Bolsista CNPq. Doutorado sanduíche na Université de Strasbourg, sob supervisão do prof. David Le Breton/Bolsista CAPES. Atualmente é docente do curso de Licenciatura em Educação Física e do Programa de Mestrado em Educação Física do Instituto Superior de Educación Física da Universidad de la Republica/Uruguai.

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

Gomes dos Santos, D. S., & Teixeira Silveira, V. (2021). Bullying homofóbico:: à ótica das práticas pedagógicas na Educação Física escolar. Cadernos De Gênero E Diversidade, 7(2), 6–25. https://doi.org/10.9771/cgd.v7i2.36122

Edição

Seção

Artigos