Interculturalidade crítica e educação linguística: problematizando (des)invenções

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v6i3.38340

Palavras-chave:

Interculturalidade. Interculturalidade Crítica. Invenções. Educação linguística.

Resumo

Makoni e Pennycook (2007) advogam por (des)invenções no âmbito do ensino de línguas e demais componentes dos estudos da linguagem. Nessa esteira, fundamentamos na ideia de que as invenções são construções sociais e que apenas se consolidam por meio de crenças e verdades (com)partilhadas. Assim, traçamos, neste artigo, uma discussão sobre como certas invenções, especificamente aquelas ligadas à colonização linguística e cultural, ainda reverberam por meio de colonialidades que condicionam nosso modo de agir e conceber o mundo e nós mesmos/as. De modo particular, elegemos a interculturalidade como uma invenção recorrente no campo da educação linguística e buscamos propiciar o exercício da suspeita (MONTE MÓR, 2017) acerca de como a noção de interculturalidade tem sido inventada nesse campo e quais poderiam ser vias alternativas de sua (des)invenção.  Nesse exercício, notamos indícios de um viés de interculturalidade funcional (WALSH, 2009) em dois documentos oficiais que têm orientado ações no campo em foco. No entanto, as discussões tecidas nos fazem entender que, sem uma perspectiva crítica, o ensino intercultural de línguas apenas dará prosseguimento aos interesses modernos/coloniais. Nesse sentido, apostamos na interculturalidade crítica como alternativa de (des)invenção no campo de educação linguística, advinda de bases epistemológicas suleadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michael Douglas Rodrigues, Universidade Estadual de Goiás

licenciado em Letras - Português/Inglês, especialista em Linguística Aplicada e mestrando em Educação, Linguagem e Tecnologias.

Viviane Pires Viana Silvestre, Universidade Estadual de Goiás

Docente efetiva da Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, onde atua no curso de graduação em Letras: Português e Inglês e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias.  Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com pós-doutorado pela mesma instituição.

Downloads

Publicado

2021-01-26

Como Citar

Rodrigues, M. D., & Silvestre, V. P. V. (2021). Interculturalidade crítica e educação linguística: problematizando (des)invenções. Cadernos De Gênero E Diversidade, 6(3), 407–429. https://doi.org/10.9771/cgd.v6i3.38340

Edição

Seção

Dossiê