UM “ALERTA PARA O MUNDO”: GÊNERO E SEXUALIDADE JUVENIL NO FILME KIDS (1995)

Autores

  • César Luiz de Oliveira Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Leonardo Brandão Universidade Regional de Blumenau - FURB http://orcid.org/0000-0001-8306-1092

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v7i1.35895

Palavras-chave:

Gênero, Sexualidade, Juventude, Cinema

Resumo

Kids é um filme do diretor estadunidense Larry Clark que veio a público no ano de 1995. Em linhas gerais, ele retrata frenéticas 24 horas na vida de um grupo de skatistas de Nova Iorque/EUA. A trama é centrada na transmissão do vírus HIV de um jovem skatista, protagonista do filme, para uma garota até então virgem. Neste artigo, discute-se, a partir de Kids, questões relacionadas à sexualidade e gênero presentes em sua estrutura narrativa, tendo por método a análise fílmica do enredo da película e de alguns diálogos específicos, articulando-os a uma discussão acerca de sua recepção em veículos jornalísticos e acadêmicos. A conclusão aponta para representações de violência de gênero presentes na película, mas também, deste filme como um “alerta para o mundo” sobre muitas das experiências sexuais juvenis no contexto de expansão do vírus HIV.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

César Luiz de Oliveira, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Licenciado em História pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e professor na E. E. B. Bernardo Muller e na E.E.B. Lindo Sardagna.

Leonardo Brandão, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutor em História (PUC/SP) e Pós-Doutor em Estudos do Lazer (UFMG). Professor do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Regional de Blumenau - FURB.

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

Oliveira, C. L. de, & Brandão, L. (2021). UM “ALERTA PARA O MUNDO”: GÊNERO E SEXUALIDADE JUVENIL NO FILME KIDS (1995). Cadernos De Gênero E Diversidade, 7(1), 33–45. https://doi.org/10.9771/cgd.v7i1.35895

Edição

Seção

Artigos