UM “ALERTA PARA O MUNDO”: GÊNERO E SEXUALIDADE JUVENIL NO FILME KIDS (1995)
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v7i1.35895Palabras clave:
Gênero, Sexualidade, Juventude, CinemaResumen
Kids é um filme do diretor estadunidense Larry Clark que veio a público no ano de 1995. Em linhas gerais, ele retrata frenéticas 24 horas na vida de um grupo de skatistas de Nova Iorque/EUA. A trama é centrada na transmissão do vírus HIV de um jovem skatista, protagonista do filme, para uma garota até então virgem. Neste artigo, discute-se, a partir de Kids, questões relacionadas à sexualidade e gênero presentes em sua estrutura narrativa, tendo por método a análise fílmica do enredo da película e de alguns diálogos específicos, articulando-os a uma discussão acerca de sua recepção em veículos jornalísticos e acadêmicos. A conclusão aponta para representações de violência de gênero presentes na película, mas também, deste filme como um “alerta para o mundo” sobre muitas das experiências sexuais juvenis no contexto de expansão do vírus HIV.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Cadernos de Gênero e Diversidade
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.