Para Além do Papo Sério: análise dos impactos das oficinas de gênero e sexualidade para estudantes e egressas da equipe

Autores

  • Alexandra Eliza Vieira Alencar Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gabriela Pedroni Universidade Federal de Santa Catarina
  • Leonardo de Miranda Ramos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Laura Gelpi Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v6i1.35865

Palavras-chave:

políticas públicas, impactos, gênero

Resumo

Durante os anos de 2002 a 2016, houve um momento político ímpar no que diz respeito à formulação e à execução de políticas públicas de gênero e diversidade no campo da Educação. Essas políticas voltadas à diversidade e orientadas pelo debate sobre direitos humanos tinham como objetivo estruturante o combate às desigualdades e propiciaram a implementação do Projeto de Extensão Papo Sério. O projeto foi desenvolvido pelo Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades, da Universidade Federal de Santa Catarina, entre os anos de 2007 e 2015, e tinha como finalidade promover debates sobre gênero e diversidade nas escolas da Grande Florianópolis/SC. Uma das principais atividades realizadas eram as oficinas nas escolas, as quais seguem sendo desenvolvidas pelo mesmo núcleo. Por conseguinte, o presente trabalho busca comparar a receptividade das estudantes nessas experiências formativas em relação ao tema, bem como os impactos da realização dessas oficinas na trajetória profissional e pessoal das egressas da equipe que ministraram tais encontros. A metodologia utilizada foi a etnografia em documentos, através da análise documental dos materiais elaborados ao longo dos anos; a observação participante das oficinas realizadas no ano de 2019, bem como a análise das entrevistas com as egressas da equipe sobre sua participação no projeto.  Portanto o presente trabalho evidencia o impacto de discussões sobre gênero na subjetividade e na experiência de vida das extensionistas e das estudantes da educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandra Eliza Vieira Alencar, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Antropologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Professora do Instituto Estadual de Educação (IEE). Doutora e Mestre em Antropologia Social (UFSC) e Graduação em Jornalismo (UFSC). Pesquisadora do Núcleo de Identidades e Relações Interénicas (NUER) e do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS), ambos da (UFSC). Realizou estágio pós-doutoral junto ao Projeto "Direitos Humanos, Antropologia e Educação: experiências de formação em Gênero e Diversidades” aprovado no Edital CAPES Educação em Direitos Humanos 2017 (38/2017), coordenado pelas Profª Drª Miriam Pillar Grossi e Profª Drª Antonella Maria Imperatriz Tassinari.

Gabriela Pedroni, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Antropologia Social (PPGAS/UFSC) com bolsa CAPES.

Leonardo de Miranda Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Antropologia Social (PPGAS/UFSC) com bolsa CAPES/SECADI.


Laura Gelpi, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Ciências Sociais (CFH/UFSC) com bolsa de iniciação científica CAPES/SECADI.

Downloads

Publicado

2020-04-16

Como Citar

Alencar, A. E. V., Pedroni, G., de Miranda Ramos, L., & Gelpi, L. (2020). Para Além do Papo Sério: análise dos impactos das oficinas de gênero e sexualidade para estudantes e egressas da equipe. Cadernos De Gênero E Diversidade, 6(1), 273–295. https://doi.org/10.9771/cgd.v6i1.35865

Edição

Seção

Dossiê