Gênero e Ciências: mulheres em novos campos, de Cecília Maria Bacellar Sardenberg e Luzinete Simões Minella
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v6i1.34727Palavras-chave:
Gênero, Mulher, Crítica feministaResumo
A resenha sintetiza os diferentes temas e aspectos reunidos nos diversos artigos desse livro, traduzidos em um conjunto de reflexões dos autores, no sentido de apresentar uma crítica feminista à Ciência no Brasil. A obra foi resultado de um trabalho conjunto que reuniu estudantes, professores e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGICH/UFSC), e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo, da Universidade Federal da Bahia (PPGNEIM/UFBA), em um projeto que teve início em 2008, estendendo-se até o segundo semestre de 2013. Uma análise descritiva é o que se apresenta, cujo texto-fonte - a coletânea “Gênero e Ciências: mulheres em novos campos”, de Sardenberg e Minella (2016), publicado pela editora da Universidade Federal da Bahia, em SalvadoReúne textos escritos por autores feministas, professores e pesquisadores que procuram analisar o Gênero nas diversas áreas disciplinares, como: Biologia (Ângela Maria Freire de Lima e Souza); Medicina (Luzinete Simões Minella); Antropologia (Cecília Maria Barcellar Sardenberg); Farmacologia (Caterina Rea); Matemática (Márcia Barbosa Menezes) e Sociologia (Vinicius Kauê Ferreira).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política de Acesso e Direitos Autorais
As pessoas autoras mantêm os direitos autorais de suas obras, concedendo à revista o direito de primeira publicação.
A Revista Cadernos de Gênero e Diversidade é de acesso aberto, não cobra taxas de submissão ou publicação.
As pessoas autoras mantêm os direitos autorais de suas obras, concedendo à revista o direito de primeira publicação.
As publicações são licenciadas sob a licença Creative Commons Atribuição (CC BY), que permite compartilhamento e adaptação com atribuição de autoria.
Termo da declaração de acesso aberto
Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD) é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para usuária/o ou sua instituição. As usuárias e os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia da editora ou de autor/a/es, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).







