Gênero e Ciências: mulheres em novos campos, de Cecília Maria Bacellar Sardenberg e Luzinete Simões Minella
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v6i1.34727Palabras clave:
Gênero, Mulher, Crítica feministaResumen
A resenha sintetiza os diferentes temas e aspectos reunidos nos diversos artigos desse livro, traduzidos em um conjunto de reflexões dos autores, no sentido de apresentar uma crítica feminista à Ciência no Brasil. A obra foi resultado de um trabalho conjunto que reuniu estudantes, professores e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGICH/UFSC), e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo, da Universidade Federal da Bahia (PPGNEIM/UFBA), em um projeto que teve início em 2008, estendendo-se até o segundo semestre de 2013. Uma análise descritiva é o que se apresenta, cujo texto-fonte - a coletânea “Gênero e Ciências: mulheres em novos campos”, de Sardenberg e Minella (2016), publicado pela editora da Universidade Federal da Bahia, em SalvadoReúne textos escritos por autores feministas, professores e pesquisadores que procuram analisar o Gênero nas diversas áreas disciplinares, como: Biologia (Ângela Maria Freire de Lima e Souza); Medicina (Luzinete Simões Minella); Antropologia (Cecília Maria Barcellar Sardenberg); Farmacologia (Caterina Rea); Matemática (Márcia Barbosa Menezes) e Sociologia (Vinicius Kauê Ferreira).
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.