Dilemas e Subjetividades acerca da Projeção de Imaginários Sociodiscursivos envolvendo Discentes de um Instituto Federal

Autores

  • Pollyanna Júnia Fernandes Maia Reis IFMG
  • Elke Beatriz Félix Pena IFMMG

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v5i1.31933

Palavras-chave:

Imaginário sociodiscursivo, Gênero, Relações Étnico-Raciais

Resumo

Este artigo tem por objetivo averiguar em que medida existe e se configura a projeção de um imaginário sociodiscursivo considerado ideal em relação aos discentes do Curso Técnico Integrado em Metalurgia do Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Ouro Preto. A motivação desta pesquisa se deu em razão da recorrente ociosidade de vagas e até mesmo a não integralização de todas as turmas, muitas vezes, sendo justificada, discursivamente, pelo perfil dos(as) alunos(as) que as compõem. Para a realização deste trabalho, valemo-nos de um questionário que foi aplicado às turmas de primeira e de segunda séries, contendo perguntas ligadas à significação do que é ser aluno (a) do curso, a possível existência quanto à projeção de um perfil discente desejado e se questões ligadas a gênero interfeririam na forma como esses estudantes são percebidos. Todas essas perguntas convergem no sentido de tentarmos entender como e porquê esse imaginário sociodiscursivo se reverbera(va) com tamanha força dentro do Campus, considerando-se o fato de o curso, em questão, ter sido o primeiro a ser criado na Instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pollyanna Júnia Fernandes Maia Reis, IFMG

A professora e pesquisadora Pollyanna Júnia Fernandes Maia Reis é graduada em Letras pela UFSJ e Pedagogia pela UFOP, possui mestrado em Letras e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é professora do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Preto, atuando no Ensino Médio Técnico Integrado e Subsequente e, também, na Pós-Graduação. Desenvolve pesquisas ligadas à área de Análise do Discurso, sobretudo voltadas à Teoria Semiolinguística, à narrativa de vida e a argumentação.

Elke Beatriz Félix Pena, IFMMG

É professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Minas Gerais – campus Ouro Preto. Formada em Letras – Licenciatura em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Ouro Preto, doutora e mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, vem atuando em pesquisas na área da Teoria da Enunciação e Teoria de Gênero, voltadas para o campo da produção do sentido e construção de identidades.

Downloads

Publicado

2019-05-30

Como Citar

Reis, P. J. F. M., & Pena, E. B. F. (2019). Dilemas e Subjetividades acerca da Projeção de Imaginários Sociodiscursivos envolvendo Discentes de um Instituto Federal. Cadernos De Gênero E Diversidade, 5(1), 96–122. https://doi.org/10.9771/cgd.v5i1.31933