Dilemas e Subjetividades acerca da Projeção de Imaginários Sociodiscursivos envolvendo Discentes de um Instituto Federal
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v5i1.31933Keywords:
Imaginário sociodiscursivo, Gênero, Relações Étnico-RaciaisAbstract
Este artigo tem por objetivo averiguar em que medida existe e se configura a projeção de um imaginário sociodiscursivo considerado ideal em relação aos discentes do Curso Técnico Integrado em Metalurgia do Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Ouro Preto. A motivação desta pesquisa se deu em razão da recorrente ociosidade de vagas e até mesmo a não integralização de todas as turmas, muitas vezes, sendo justificada, discursivamente, pelo perfil dos(as) alunos(as) que as compõem. Para a realização deste trabalho, valemo-nos de um questionário que foi aplicado às turmas de primeira e de segunda séries, contendo perguntas ligadas à significação do que é ser aluno (a) do curso, a possível existência quanto à projeção de um perfil discente desejado e se questões ligadas a gênero interfeririam na forma como esses estudantes são percebidos. Todas essas perguntas convergem no sentido de tentarmos entender como e porquê esse imaginário sociodiscursivo se reverbera(va) com tamanha força dentro do Campus, considerando-se o fato de o curso, em questão, ter sido o primeiro a ser criado na Instituição.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.