Transexualidade no Ensino Médio: desafios e possibilidades

Autores

  • Gláucia do Carmo Xavier IFMG

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v5i1.31931

Palavras-chave:

Transexualidade, Ensino Médio, Desafios, Possibilidade

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa empreendida em 2018, por meio da história oral com dois (duas) alun@s trans que cursam o Ensino Médio Técnico Integrado. A investigação teve como objetivo dar visibilidade à escolarização de estudantes trangêner@s. Para isso, o texto apresenta o entendimento de sexo e gênero ao longo da história e o papel do currículo escolar na inclusão de alun@s trans. A entrevista foi a técnica de pesquisa escolhida para dar voz a esse público excluído. O artigo enfatiza a necessidade de acolhimento e apoio por parte da escola, para que tenhamos uma nova realidade frente aos desafios da escolarização de pessoas trans.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gláucia do Carmo Xavier, IFMG

É doutora em Linguística e Língua Portuguesa (PUC-MG) e mestre em Educação (PUC-MG). Realizou estágio de pós-doutorado na área da Sintaxe Gerativa, no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (UFF). Possui duas especializações na área da Psicopedagogia e licenciou-se em Letras (UNI-BH). É professora efetiva do IFMG, onde atua desde o Ensino Médio ao Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica. É líder do grupo de estudos GEALI.

Downloads

Publicado

2019-05-30

Como Citar

Xavier, G. do C. (2019). Transexualidade no Ensino Médio: desafios e possibilidades. Cadernos De Gênero E Diversidade, 5(1), 79–95. https://doi.org/10.9771/cgd.v5i1.31931