MARCAS DE PROVENIÊNCIA COMO VESTÍGIOS DE UMA HISTÓRIA

A TRAJETÓRIA DA COLEÇÃO DE ERNESTO SENNA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9771/rpa.v16i3.52321

Palabras clave:

Serra, Ernesto (1858-1913), Jornalista – Biografia – Brasil, Marcas de proveniência, Colecionismo

Resumen

Este artigo tem por objetivo compreender como as marcas de proveniência evocam e fortalecem a memória da Coleção Ernesto Senna e permitem que sua trajetória não seja esquecida. Ernesto Serra foi um eminente jornalista carioca que participou ativamente da cultura e política brasileira na transição do Império à República. Adotou-se o paradigma indiciário como metodologia, de origem historiográfica, plenamente convergente ao campo de estudos das marcas de proveniência. Obteve-se os seguintes resultados: 1) a Coleção Ernesto Senna sinaliza que o estudo das marcas proveniência pode ser aplicado para além do livro impresso e se abre a documentos de outras naturezas – o que pode impor novos desafios metodológicos; 2) confirma-se nossa perspectiva teórica de que a dimensão imaterial e material dos documentos se retroalimentam. Conclui-se que os estudos das marcas de proveniência possuem dimensões não apenas técnicas a partir da observação da materialidade dos documentos, mas constituem um campo de investigação por excelência. Portanto, é um campo que possui dimensão interdisciplinar e colaborativa, na medida em que “empresta” conhecimentos oriundos de outras disciplinas e formula conhecimentos próprios e especializados.

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Publicado

2022-12-29

Cómo citar

Juvêncio , C. H. ., & Araújo , A. V. de F. . (2022). MARCAS DE PROVENIÊNCIA COMO VESTÍGIOS DE UMA HISTÓRIA: A TRAJETÓRIA DA COLEÇÃO DE ERNESTO SENNA. PontodeAcesso, 16(3), 483–504. https://doi.org/10.9771/rpa.v16i3.52321