“O Latim em ex-libris”

fundamentos teórico-metodológicos da oficina

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9771/rpa.v16i3.52310

Palabras clave:

Latim, Ensino do Latim, Ex-libris

Resumen

Neste artigo, objetivamos abordar os fundamentos teórico-metodológicos que nortearam a elaboração da oficina “O Latim em ex-libris”, ministrada em 22 de outubro de 2020, durante o ciclo de palestras “As Marcas de Proveniência e a Cultura Material”. Concebemos essa oficina com base na metodologia de ensino de língua instrumental e destinamo-na a sensibilizar os participantes quanto à presença, em ex-libris, de abreviaturas e de alusões literárias a obras latinas. Ao longo da exposição, salientamos alguns cuidados e protocolos a serem considerados pelos profissionais que lidam com ex-libris que se encontrem em latim e que contenham abreviaturas e alusões literárias. Neste trabalho, recuperaremos um pouco dessa discussão feita em nossa oficina.

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Publicado

2022-12-29

Cómo citar

Moniz, F. F. de S. . (2022). “O Latim em ex-libris”: fundamentos teórico-metodológicos da oficina. PontodeAcesso, 16(3), 262–283. https://doi.org/10.9771/rpa.v16i3.52310