A POTENCIALIDADE DA PRAÇA CÍVICA EM GOIÂNIA À FORMAÇÃO CIDADÃ DO BIBLIOTECÁRIO
EVIDENCIANDO PRÁTICAS CULTURAIS
DOI:
https://doi.org/10.9771/rpa.v16i1.45995Palabras clave:
Bibliotecários, Formação cidadã, Práticas culturaisResumen
Discutimos a potencialidade, a partir da Praça Cívica em Goiânia-GO, para a formação cidadã dos bibliotecários. Questionamos se o exercício da formação cidadã proporciona aos bibliotecários viver a cidade e executar suas práticas sociais? Fundamentada numa abordagem bibliográfica e exploratória buscamos, especificamente, ressaltar o incentivo à prática cidadã em espaços não-formais como estratégias complementares. Objetivamos, também, mostrar a Praça Cívica, retratada por meio dos seus diversos usos e apropriações, pode ser discutida/compreendida enquanto lugar do encontro, de múltiplos usos e simbolismos, reforçando seu potencial ao exercício das práticas cidadãs. Propomos uma metodologia amparada numa construção cartográfica, que visa mapear os espaços e aparelhos culturais, para servir de instrumento de apropriação e de mediação dos bibliotecários da cidade de Goiânia. Concluímos, portanto, que aprender sobre a cidade, formulando intervenções no espaço vivido, fazem dos bibliotecários agregadores em seus fazeres. Desta forma, propomos que o seu pleno exercício da cidadania completa perpassa por uma ação educativa e de uma Biblioteconomia mais social, que evidenciem as práticas culturais, pois enquanto sujeitos e mediadores da informação, os bibliotecários devem se apropriar dos espaços que frequentam e ocupam, contribuindo, em uma atuação mais completa e social.
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