A SOCIEDADE EM REDE E AS PRÁTICAS DE LEITURA NAS MÍDIAS SOCIAIS
ESTUDO DE CASO COM BIBLIOTECÁRIOS DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE GOIÂNIA
DOI:
https://doi.org/10.9771/rpa.v14i2/3.44454Palavras-chave:
Globalização, Leitura, Mídias Sociais, Sociedade em Rede, BibliotecáriosResumo
Aborda o surgimento da sociedade e as práticas de leitura dos bibliotecários das instituições de ensino superior da cidade de Goiânia. Busca-se o conceito de ciberespaço e cibercultura, mostrando que o espaço territorial é ressignificado, atribuindo um sentimento de pertencimento, construindo identidades. A fundamentação teórica parte do histórico da leitura na sociedade, seguido com desenvolvimento dos meios de comunicação até a atualidade, com as mídias sociais. Apresenta a seguinte questão problema: quais evidências essas leituras realizadas no ciberespaço influenciam os bibliotecários das instituições de ensino superior de Goiânia? Para responder este questionamento, esta investigação se apoia em uma abordagem qualitativa, buscando respostas ao problema de pesquisa. Propõe-se, neste sentido, um estudo de caso e, também, uma pesquisa de caráter exploratória, procurando entender os reflexos destas leituras em ambiente virtual. Um dos caminhos apontados é a possibilidade de uma nova prática de interação, por meio das mídias sociais que se mostram um meio de comunicação eficiente, agindo como extensão humana. Conclui-se que as relações sociais e o papel do bibliotecário leitor nesse novo paradigma de comunicação e informação são cruciais em um território cada vez mais globalizado e conectado.
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