AS CONTRIBUIÇÕES DA BIBLIOTECA ESCOLAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
UMA REVISÃO DE LITERATURA EM LÍNGUA INGLESA ENTRE OS ANOS DE 2005 E 2017
DOI:
https://doi.org/10.9771/rpa.v14i2/3.34736Palabras clave:
Biblioteca escolar, ensino-aprendizagem, letramento informacionalResumen
Analisa na literatura estrangeira, entre os anos de 2005 e 2017, no sentido de entender quais são as contribuições da biblioteca escolar no processo de ensino-aprendizagem. Apresenta levantamento bibliográfico realizado na base de dados “Library, Information Science and Technology Abstracts with Full Text” por meio do website EBSCO host. A pesquisa teve como objetivos específicos realizar levantamento bibliográfico sobre a biblioteca escolar no exterior, analisar as contribuições da biblioteca escolar no processo de ensino-aprendizagem e verificar como a literatura estrangeira compreende a biblioteca no espaço escolar. O método utilizado foi revisão bibliográfica com abordagem quanti-qualitativa. Objetivou-se analisar artigos em língua inglesa que tratassem de estudos de caso sobre a biblioteca escolar a partir de experiências vivenciadas, principalmente, fora do Brasil. As leituras realizadas demonstraram as contribuições que a biblioteca escolar exerce no processo de ensino-aprendizagem, pois ela contribui de forma positiva na prática de leitura, escrita e no desenvolvimento do letramento informacional nos estudantes.
Descargas
Citas
ANDERSON, Johanna; MATTHEWS, Paul. A Malawian school library: culture, literacy and reader development. Aslib Proceedings, v. 62, ed. 6, p. 570-584, Dec. 2010. Disponível em: http://search-ebscohost-com.ez49.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=lih&AN=55730635&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 7 dez. 2017.
ASSELIN, Marlene et al. School library education in thirteen countries in Sub-Saharan Africa. School Libraries Worldwide, v. 18, n. 2, p. 82-94, July, 2012. Disponível em: http://search-ebscohost-com.ez49.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=lih&AN=82602615&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 7 dez. 2017.
BARO, Ebikabowei Emmanuel; EBERECHUKWU EZE, Monica. Enhancing quality learning: the impact of school library services to students in Nigeria. School Libraries Worldwide, v. 22, n. 1, p. 8-19, Jan. 2016. Disponível em: http://search-ebscohost-com.ez49.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=lih&AN=115407551&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 27 nov. 2017.
BURNS, Elizabeth. Practitioner perceptions of school library advocacy. Education Libraries, v. 38, n. 1, p. 16-30, June, 2015. Disponível em: http://search-ebscohost-com.ez49.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=lih&AN=123825987&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 2 dez. 2017
CABANILLA, Gianina. An exploration of the benefits of an indigenous community learning center's mini-school library. School Libraries Worldwide, v. 19, n. 1, p. 91-99, Jan. 2013. Disponível em: http://search-ebscohost-com.ez49.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=lih&AN=86388906&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 6 dez. 2017.
CAHIL, Maria; RICHEY, Jennifer. Integration of evidence-based library and information practice into school library education: a case study. School Libraries Worldwide, v. 18, n. 2, p. 95-105, jul. 2012. Disponível em: http://search-ebscohost-com.ez49.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=lih&AN=82602616&lang=pt-br&site=ehost-live Acesso em: 7 dez. 2017.
CAMPELLO, Bernadete. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, [s. l.], v. 32, n. 3, fev. 2003. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/986/1027. Acesso em: 9 jul. 2018.
CAMPELLO, Bernadete. Biblioteca escolar: conhecimentos que sustentam a prática. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
CAMPELLO, Bernadete. S. et al. Universalização de bibliotecas nas escolas: reflexos da lei 12.244. Ponto de Acesso, Salvador, v. 10, n. 2, p. 39-58, ago. 2016.
COOPER, Linda Z. The use of self-story as a pedagogical tool in a meta-cognitive exercise to support children in understanding their material choices in the school library. School Libraries Worldwide, v. 19, n. 2, p. 12-22, July, 2013. Disponível em: http://search-ebscohost-com.ez49.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=lih&AN=92009068&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 6 dez. 2017.
EVERHART, Nancy; LOGAN, Debra Kay. Building the effective school library media center using the student learning through Ohio school libraries research study. Knowledge Quest, v. 34, n. 2, p. 51-54, nov./dez. 2005. Disponível em: http://search-ebscohost-com.ez49.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=lih&AN=19157042&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 7 dez. 2017.
FARMER, Lesley. The roles of professional organizations in school library education: Case studies from around the world. School Libraries Worldwide, v. 18, n. 2, p. 1-11, July, 2012. Disponível em: http://search-ebscohost-com.ez49.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=lih&AN=82602618&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 7 dez. 2017.
FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE ASSOCIAÇÕES DE BIBLIOTECÁRIOS E BIBLIOTECAS. Diretrizes da IFLA para a biblioteca escolar. 2. ed. rev. [s. l.], 2015. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/school-libraries-resource-centers/publications/ifla-school-library-guidelines-pt.pdf. Acesso em: 10 dez. 2017.
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias; TESCAROLO, Ricardo. Desafios para implementar o letramento informacional na educação básica. Educação em Revista, 2010, v. 26, n. 1, p. 41-56, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-46982010000100003.
JOHNSON, Linda; DONHAM, Jean. Reading by grade three: how well do school library circulation policies support early reading? Teacher Librarian, v. 40, n. 2, p. 8-12, dez. 2012. Disponível em: http://search-ebscohost-com.ez49.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=lih&AN=84415729&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 6 dez. 2017.
KLEIJNEN, Ellen et al. Effect of a school library on the reading attitude and reading behaviour in non-western migrant students. Journal of Librarianship & Information Science, v. 49, n. 3, p. 269-286, Sept. 2017. Disponível em: http://search-ebscohost-com.ez49.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=lih&AN=124649663&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 25 nov. 2017.
KUHLTHAU, Carol Collier. Information skills for an information society: a review of research. Siracusa: ERIC, 1987. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED297740. Acesso em: 2 jul. 2018.
KUMASI, Kafi; HILL, Renee. Examining the hidden ideologies within cultural competence discourses among Library and Information Science (LIS) students: implications for school library pedagogy. School Libraries Worldwide, v. 19, n. 1, p. 128-141, Jan. 2013. Disponível em: http://search-ebscohost-com.ez49.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=lih&AN=86388899&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 6 dez. 2017.
MOREILLON, Judi. Educating for school library leadership: developing the instructional partnership role. Journal of Education for Library & Information Science, v. 54, n. 1, p. 55-66, Dec. 2013. Disponível em: http://search-ebscohost-com.ez49.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=lih&AN=85092157&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 7 dez. 2017.
MORRIS, Rebecca J.; CAHILL, Maria. A study of how we study: methodologies of school library research 2007 through july 2015, School Library Research, v. 20, p. 1-29, Jan. 2017. Disponível em: http://search-ebscohost-com.ez49.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=lih&AN=123137794&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 25 nov. 2017.
ÖNAL, H. Inci. New developments on the Turkish school library scene. Journal of Librarianship & Information Science, v. 37, n. 3, p. 141-152, Sept. 2005. Disponível em: http://search-ebscohost-com.ez49.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=lih&AN=18600741&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 7 dez. 2017.
PAIVA, Marília; DUARTE, Adriana Sirihal. School library contribution to student achievement as measured by the Brazil-Reading test. School Libraries Worldwide, v. 23, n. 1, p. 120-150, Jan. 2017. Disponível em: http://search-ebscohost-com.ez49.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=lih&AN=122422187&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 25 nov. 2017.
PRIBESH, Shana; GAVIGAN, Karen; DICKINSON, Gail. The access gap: poverty and characteristics of school library media centers. Library Quarterly, v. 81, n. 2, p. 143-160, Apr. 2011. Disponível em: http://search-ebscohost-com.ez49.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=lih&AN=60914577&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 2 dez. 2017.
SANTOS, Andréa Pereira et al. Retratos da biblioteca escolar da rede de ensino do estado de Goiás. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 27., 2017, Fortaleza, Anais eletrônicos [...]. Fortaleza, 2017. Disponível em: https://portal.febab.org.br/anais/article/viewFile/1767/1768. Acesso em: 10 Jun. 2018.
SHAND, Lindiwe; EVANS, Neil; MOSTERT, Janneke. Challenges in the provision of school library services in Katlehong secondary schools. Mousaion, v. 32, n. 4, p. 13-28, Oct. 2014. Disponível em: http://search-ebscohost-com.ez49.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=lih&AN=116897916&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 6 dez. 2017.
SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. Perspectivas históricas da biblioteca escolar no Brasil e análise da lei 12.244/10. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 16, n. 02, p. 489-517, jul./dez. 2012.
SILVA, Waldeck Carneiro da. Miséria da biblioteca escolar. São Paulo: Cortez, 1995.
SPRUCE, Robin; GARRISON, Kasey. Certifying celebrity in the school library: self-regulated learning in practice. School Libraries Worldwide, v. 22 n. 1, p. 62-78, Jan. 2016. Disponível em: http://search-ebscohost-com.ez49.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=lih&AN=115407555&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 2 dez. 2017.
SOUZA, Renata Junqueira de (org.). Biblioteca escolar e práticas educativas: o mediador em formação. Campinas: Mercado das Letras, 2009.
TALLAKSEN RAFSTE, Elisabeth. A place to learn or a place for leisure? Students' use of the school library in Norway. School Libraries Worldwide, v. 11, n. 1, p. 1-16, Jan. 2005. Disponível em: http://search-ebscohost-com.ez49.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=lih&AN=17414346&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 7 dez. 2017.
WESSELS, I. Nicolin; MNKENI-SAUROMBE, Nampombe. Teachers use of a school library in a South African township school: closing the literacy gap. South African Journal of Libraries & Information Science, v. 78, n 1, p. 45-56, May 2012. Disponível em: http://search-ebscohost-com.ez49.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=lih&AN=91567404&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 7 dez. 2017.
YOON-OK, Han. Korea: A study of school library development. School Libraries Worldwide, v. 12, n. 1, p. 70-80, Jan. 2006. Disponível em: http://search-ebscohost-com.ez49.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=lih&AN=21132967&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 7 dez. 2017.
ZHOU, Enyu; ADKINS, Denice. The role of the school library in college access and choice. Library & Information Science Research, v. 38, n. 4, p. 336-343, out. 2016. Disponível em: http://search-ebscohost-com.ez49.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=lih&AN=120177218&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 2 dez. 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 PontodeAcesso
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A PontodeAcesso utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.