MENSAGENS PUBLICITÁRIAS RESSIGNIFICANDO SENTIDOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE FORMAÇÃO DO BIBLIOTECÁRIO

Autores

  • Vanda Angélica da Cunha Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Educação do bibliotecário, Profissional da informação, Práticas pedagógicas, Publicidade, Pedagogia cultural.

Resumo

Relata experiência desenvolvida no Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia utilizando textos publicitários como prática pedagógica para a educação profissional. Está sintonizada com o paradigma da educação do século XXI baseada nos pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. Tem por objetivo incentivar a construção do conhecimento do papel da Biblioteconomia na sociedade contemporânea, na perspectiva de utilizar recurso idêntico na disseminação desse conhecimento ampliando o acesso e uso de informação e bibliotecas. Utiliza como metodologia a releitura de mensagens publicitárias em que texto e imagem são associados a conteúdos de sala de aula e atividades extra-classe, estimulando a criatividade, o espírito crítico e a re-criação de textos que convergem para a socialização do conhecimento na comunidade do Instituto de Ciência da Informação. Os resultados se revelam positivos no discurso dos alunos envolvidos, comprovados por instrumento de pesquisa utilizado para esse fim. A prática é avaliada nos pontos fortes e fracos para assegurar melhor desempenho futuro e possível inserção no Projeto Pedagógico da Unidade de Ensino.

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Biografia do Autor

Vanda Angélica da Cunha, Universidade Federal da Bahia

Mestrado em Ciência da Informação, Universidade Federal da Bahia. Professora Assistente no Curso de Biblioteconomia e Documentação e Curso de Arquivologia. Pesquisadora na área de Ciências da Informação, atua na linha de pesquisa Informação e Contextos Sócioeconômicos com ênfase em Biblioteconomia, com produção científica nos seguintes temas: bibliotecas públicas, disseminação da informação, atuação profissional, ação cultural e cidadania, informação e sociedade. Na área de Arquivologia seu interesse se volta para os arquivos permanentes, gestão da informação, memória, ação cultural nos arquivos. Integra os Grupos de Pesquisa: 1) Disseminação e Uso da Informação; 2) Estudos e Pesquisas em Representação, Recuperação e Comunicação da Informação.

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Publicado

2007-12-15

Como Citar

da Cunha, V. A. (2007). MENSAGENS PUBLICITÁRIAS RESSIGNIFICANDO SENTIDOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE FORMAÇÃO DO BIBLIOTECÁRIO. PontodeAcesso, 1(2), 22–36. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/1786

Edição

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