A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO DA ESCOLA DE QUÍMICA...

Autores

  • Vania Lisboa da Silveira Guedes FACC-UFRJ
  • Ana Maria Ferreira de Carvalho UFRJ

Palavras-chave:

Competência em informação. Pesquisa bibliográfica. Escola de Quimica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Agencia Nacional do Petroleo.

Resumo

Este trabalho relata as iniciativas para a estruturação e desenvolvimento do curso sobre competência em informação, ministrado aos alunos da pós-graduação da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, integrantes do projeto Programa de Recursos Humanos da Agência Nacional de Petróleo. O objetivo do curso é proporcionar aos alunos conhecimento teórico e prático sobre a competência em informação, evidenciando as estratégias de busca, recuperação e organização da informação e do conhecimento sobre seus temas de pesquisa, em bases de dados científicas e tecnológicas de dados sob a gestão do Sistema de Bibliotecas e Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O curso está estruturado em módulos, cujos conteúdos evoluem dos conceitos básicos sobre informação, conhecimento, periódico científico, patente etc., até o treinamento para a utilização das bases de dados. A pesquisa bibliográfica e sua importância para a produção de conhecimento científico e tecnológico é destacada nesse contexto. Finalmente, conclui-se que os trabalhos finais de curso evidenciaram o progresso dos alunos no desenvolvimento de suas competências e habilidades para o acesso e a recuperação de informações relevantes e, consequentemente, para a produção de novos conhecimentos, especialmente em suas áreas acadêmicas de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vania Lisboa da Silveira Guedes, FACC-UFRJ

Professora Adjunta do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde leciona as disciplinas Fundamentos de Bibliometria, Análise da Informação e Indexação da Informação. Professora Adjunta de Pós-graduação do Curso de Especialização em Políticas de Informação e Organização do Conhecimento UFRJ-Arquivo Nacioal. Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da UFRJ (2010). Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Comunicação da UFRJ-IBICT/CNPq (1992). Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Santa Úrsula (1980). Atua na área de Organização do Conhecimento, na Ciência da Informação, assim como na área de Sociolinguística, na Linguística, com ênfase em Análise do Discurso do Gênero Acadêmico, Análise de Discurso, Análise Léxico-morfológica, Bibliometria e Indexação.

Ana Maria Ferreira de Carvalho, UFRJ

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1987), graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1989) e mestrado em Computação pela Universidade Federal Fluminense (2004). Atualmente é professora assistente 40hDE do Curso de Biblioteconomia e Getão da Unidade de Iformação da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFRJ. Atuou durante 14 anos como Coordenadora de Informática da Escola de Qímica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores, atuando principalmente nos seguintes temas: desempenho em rede de computadores, gestao da informacao e conhecimento, recuperção da informação, sistema de informacao, textos científicos e tecnológicos e sistema de busca bibliografica.

Downloads

Publicado

2011-10-20

Como Citar

Guedes, V. L. da S., & de Carvalho, A. M. F. (2011). A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO DA ESCOLA DE QUÍMICA. PontodeAcesso, 5(2), 34–53. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/4906

Edição

Seção

Artigos