COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DE USUÁRIOS DE UM TELECENTRO

Autores

  • Renata Lira Furtado Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho
  • Ilemar Christina Lansoni Wey Berti Universidade Federal de Minas Gerais
  • Linete Bartalo Universidade Estadual de Londrina
  • Carlos Alberto Ávila Araújo Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

comportamento informacional, inclusão social, necessidades informacionais, tomada de decisão

Resumo

O objeto deste estudo foi o comportamento informacional dos usuários do Telecentro da Biblioteca Pública Municipal de Londrina, programa do governo Federal para promoção da inclusão social, que tem sua importância centrada no canal gratuito de acesso à informação por meio da internet. O comportamento informacional permeia todas as atividades do ser humano, com foco na satisfação de necessidades, busca e uso da informação com o objetivo de resolver problemas do cotidiano. O Telecentro estudado recebe diariamente em média 50 pessoas. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário aplicado a 30 participantes. Investigou-se o perfil dos usuários, as necessidades informacionais, a busca e o uso da informação. Foi constatado que as necessidades informacionais são reconhecidas pelos participantes e a busca de informação quase sempre se relaciona com as atividades profissionais e de estudos dos usuários. O uso das informações para os participantes serve para agregar conhecimento e tomar decisões.

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Biografia do Autor

Renata Lira Furtado, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

Doutoranda no Programa de Pós graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, linha de pesquisa: Gestão, Mediação e Udo da informação. Mestre em Ciência da Informação na Universidade Estadual de Londrina, com estudos na Linha de Pesquisa de Compartilhamento da Informação e do Conhecimento. Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Estadual de Londrina.

Ilemar Christina Lansoni Wey Berti, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda no Programa de Pós graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, linha de pesquisa Informação, cultura e sociedade. Mestre em Ciência da Informação na Universidade Estadual de Londrina, com estudos na Linha de Pesquisa de Compartilhamento da Informação e do Conhecimento. Possui graduação em Pedagogia.

Linete Bartalo, Universidade Estadual de Londrina

É doutora em educação pela UNESP de Marília (2006) e mestre em educação pela UEL (1997). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (1989) e graduação em Psicologia pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1978). Especialista em Organização de Arquivos pela USP (IEB) (1999) e em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual de Londrina (1991). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Ciência da Informação e atua nos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e no Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. É pesquisadora na área de Gestão da Informação e do Conhecimento, com ênfase em comportamento informacional de usuários da informação.

Carlos Alberto Ávila Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor adjunto IV da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Pós-doutor pela Universidade do Porto, Portugal (2011), doutor em Ciência da Informação (2005), mestre em Comunicação Social (2000) e graduado em Comunicação Social/habilitação Jornalismo (1996) pela UFMG. De janeiro a março de 2013, atuando como pesquisador visitante (com bolsa do CNPq) junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atua nas seguintes áreas de pesquisa: Epistemologia da Ciência da Informação e suas relações com a Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia; Estudos de usuários da informação; Biblioteca escolar.

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Publicado

2015-08-27

Como Citar

Furtado, R. L., Wey Berti, I. C. L., Bartalo, L., & Araújo, C. A. Ávila. (2015). COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DE USUÁRIOS DE UM TELECENTRO. PontodeAcesso, 9(2), 30–49. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/7025

Edição

Seção

Artigos