COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DE USUÁRIOS DE UM TELECENTRO
Palavras-chave:
comportamento informacional, inclusão social, necessidades informacionais, tomada de decisãoResumo
O objeto deste estudo foi o comportamento informacional dos usuários do Telecentro da Biblioteca Pública Municipal de Londrina, programa do governo Federal para promoção da inclusão social, que tem sua importância centrada no canal gratuito de acesso à informação por meio da internet. O comportamento informacional permeia todas as atividades do ser humano, com foco na satisfação de necessidades, busca e uso da informação com o objetivo de resolver problemas do cotidiano. O Telecentro estudado recebe diariamente em média 50 pessoas. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário aplicado a 30 participantes. Investigou-se o perfil dos usuários, as necessidades informacionais, a busca e o uso da informação. Foi constatado que as necessidades informacionais são reconhecidas pelos participantes e a busca de informação quase sempre se relaciona com as atividades profissionais e de estudos dos usuários. O uso das informações para os participantes serve para agregar conhecimento e tomar decisões.Downloads
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Publicado
2015-08-27
Como Citar
Furtado, R. L., Wey Berti, I. C. L., Bartalo, L., & Araújo, C. A. Ávila. (2015). COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DE USUÁRIOS DE UM TELECENTRO. PontodeAcesso, 9(2), 30–49. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/7025
Edição
Seção
Artigos