ABORDAGEM INTERACIONISTA DE ESTUDOS DE USUÁRIOS DA INFORMAÇÃO

Autores

  • Carlos Alberto Ávila Araújo UFMG

Palavras-chave:

Usuários da informação, Paradigmas em ciência da informação, Abordagem interacionista

Resumo

Neste artigo são identificadas e analisadas as principais correntes teóricas de estudos de usos e usuários da informação. A referência para a análise destas correntes é a classificação de Capurro que identifica, no âmbito da Ciência da Informação, três paradigmas: o físico, o cognitivo e o social. Identifica-se a presença dos dois primeiros nos estudos de usuários para, em seguida, apresentar-se alguns elementos para a construção de uma terceira perspectiva de estudos: a abordagem interacionista.

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Biografia do Autor

Carlos Alberto Ávila Araújo, UFMG

Professor adjunto da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Doutor em Ciência da Informação. Atua nas áreas de epistemologia da Ciência da Informação, estudos de usuários e biblioteca escolar.

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Publicado

2010-09-24

Como Citar

Araújo, C. A. Ávila. (2010). ABORDAGEM INTERACIONISTA DE ESTUDOS DE USUÁRIOS DA INFORMAÇÃO. PontodeAcesso, 4(2), 2–32. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/3856

Edição

Seção

Artigos

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