ARQUIVOLOGIA, BIBLIOTECONOMIA E MUSEOLOGIA INTEGRADAS NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: as experiências da UFMG, UnB e UFRGS

Autores

  • Carlos Alberto Ávila Araújo UFMG
  • Angélica Alves da Cunha Marques UnB
  • Samile Andréa Souza Vanz UFRGS

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar as experiências que vêm sendo realizadas na UFMG, UnB e UFRGS no sentido de proporcionar a integração dos currículos e, consequentemente, da formação entre as áreas de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia no âmbito da Ciência da Informação. Para tanto, contextualiza a institucionalização acadêmica destes campos no Brasil e os processos de construção destes cursos nas referidas universidades. Por fim, são apresentadas algumas das questões envolvidas no desafio da efetiva integração teórico-epistemológica destas áreas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Ávila Araújo, UFMG

Professor adjunto da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Doutor em Ciência da Informação. Atua nas áreas de epistemologia da Ciência da Informação, estudos de usuários e biblioteca escolar.

Angélica Alves da Cunha Marques, UnB

Professora do curso de Arquivologia da Universidade de Brasília (UnB), arquivista (2003), mestre em Ciência da Informação (2007) e doutoranda em Ciência da Informação na mesma Universidade. Pesquisa sobre os intercâmbios nacionais e internacionais na institucionalização da Arquivologia como disciplina científica no Brasil.

Samile Andréa Souza Vanz, UFRGS

Professora adjunta do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Informação e Comunicação.

Downloads

Publicado

2011-05-31

Como Citar

Araújo, C. A. Ávila, Marques, A. A. da C., & Vanz, S. A. S. (2011). ARQUIVOLOGIA, BIBLIOTECONOMIA E MUSEOLOGIA INTEGRADAS NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: as experiências da UFMG, UnB e UFRGS. PontodeAcesso, 5(1), 85–108. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/4707

Edição

Seção

Artigos