A POTENCIALIDADE DA PRAÇA CÍVICA EM GOIÂNIA À FORMAÇÃO CIDADÃ DO BIBLIOTECÁRIO

EVIDENCIANDO PRÁTICAS CULTURAIS

Autores

  • Johnathan Pereira Alves Diniz Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Hevellin Estrela Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) - Campus Trindade
  • Bethânia Oliveira Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) – Campus Urutaí

DOI:

https://doi.org/10.9771/rpa.v16i1.45995

Palavras-chave:

Bibliotecários, Formação cidadã, Práticas culturais

Resumo

Discutimos a potencialidade, a partir da Praça Cívica em Goiânia-GO, para a formação cidadã dos bibliotecários. Questionamos se o exercício da formação cidadã proporciona aos bibliotecários viver a cidade e executar suas práticas sociais? Fundamentada numa abordagem bibliográfica e exploratória buscamos, especificamente, ressaltar o incentivo à prática cidadã em espaços não-formais como estratégias complementares. Objetivamos, também, mostrar a Praça Cívica, retratada por meio dos seus diversos usos e apropriações, pode ser discutida/compreendida enquanto lugar do encontro, de múltiplos usos e simbolismos, reforçando seu potencial ao exercício das práticas cidadãs. Propomos uma metodologia amparada numa construção cartográfica, que visa mapear os espaços e aparelhos culturais, para servir de instrumento de apropriação e de mediação dos bibliotecários da cidade de Goiânia. Concluímos, portanto, que aprender sobre a cidade, formulando intervenções no espaço vivido, fazem dos bibliotecários agregadores em seus fazeres. Desta forma, propomos que o seu pleno exercício da cidadania completa perpassa por uma ação educativa e de uma Biblioteconomia mais social, que evidenciem as práticas culturais, pois enquanto sujeitos e mediadores da informação, os bibliotecários devem se apropriar dos espaços que frequentam e ocupam, contribuindo, em uma atuação mais completa e social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Johnathan Pereira Alves Diniz, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutorando em Geografia, pela Universidade Federal de Goiás (UFG) na linha de pesquisa Dinâmica Socioespacial.

Hevellin Estrela, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) - Campus Trindade

Mestra em Comunicação pela Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás (UFG). Servidora do IF Goiano - Campus Trindade.

Bethânia Oliveira Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) – Campus Urutaí

Mestre em Educação pela Universidade Federal Goiás - Regional Catalão (UFG). Coordenadora da biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) - Campus Urutaí

Referências

ALMEIDA JÚNIOR, O. F. de. Mediação da informação e múltiplas linguagens. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 9., 2008, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2008. 1 CD-ROM.

ARENDT, H. A condição humana. 12. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.

ARRAIS, T. A. A produção do território goiano: economia, urbanização, metropolização. Goiânia: Editora UFG, 2016.

ARROYO, M. G. Uma celebração da colheita. In: TEIXEIRA, I. A. C.; LOPES, J. S. M. A escola vai ao cinema. 2. ed. 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

BORGES, R. M. R. Sobre pensamentos, ações e mediações midiáticas. In: BORGES, R. M. R. Pensamentos dispersos, hegemonias concentradoras: discursos jornalísticos e movimentos de territorialização no Cerrado. Tese (doutorado em Geografia). Goiânia: Instituto de Estudos Socioambientais: Universidade Federal de Goiás, 2013. p. 74-105.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição Federativa de 1988. Brasília, DF: Casa Civil, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 15 jul. 2019.

BRASIL. Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001. Estatuto da Cidade e Legislação Correlata. 2. ed. Brasília, DF: Atual; Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2002. Disponível em: http://www.geomatica.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2015/03/Estatuto-da-Cidade.pdf. Acesso em: 15 jul. 2019.

CALLAI, H. C. Escola, cotidiano e lugar. In: CALLAI, H. C. A formação do profissional da Geografia: o professor. Ijuí: Editora Unijuí, 2013.

CANTON, K. Espaço e lugar. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

CASTRO, I. E. O espaço político: limites e possibilidades do conceito. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. da C; CORRÊA, R. L. (org.). Olhares geográficos: modos de ver e viver no espaço. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012. p. 43-72.

CAVALCANTI, L. S. Referências pedagógico-didáticas para a geografia escolar. In. CAVALCANTI, L. S. O ensino de geografia na escola: Campinas: Papirus, 2012.

CAVALCANTI, L. S; SOUZA, V. C. A formação do professor de geografia para atuar na educação cidadã. Scripta Nova, Revista Electrónica de Geografía Y Ciencias Sociales, Barcelona, V. XVIII, n. 496 (08), 2014. Disponível em: http://revistes.ub.edu/index.php/ScriptaNova/article/view/14970/18407. Acesso em: 19 mar. 2019.

CHAUÍ, M. Cultura e democracia. Crítica y emancipacíon: revista

latinoamericana de Ciencias Sociales, Buenos Aires, v. 1, n. 1, p. 53-76.

jun. 2008.

COSTELLA, R. Z. Competências e habilidades no contexto da sala de aula: ensaiando diálogos com a teoria piagetiana. Cadernos do Aplicação, v. 24, n. 1, 2011. p. 225-240.

DANTAS, E. R. F.; GARCIA, J. C. R. Responsabilidade social da ciência da informação: a reescrita do conceito. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 17., 2016. Disponível em: https://goo.gl/N8x6wM. Acesso em: 12 maio 2017.

DUARTE JUNIOR, J. F. O sentido dos sentidos: educação (do) sensível. 5. ed. Curitiba: Criar, 2010.

GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artmed, 2000.

GOMES, P. C. da C. A condição urbana: ensaios de geopolítica da cidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.

GOMES, P. C. da C. Espaços públicos: um modo de ser do espaço, um modo de ser no espaço. In: CASTRO, I. E. de; GOMES, P. C. da C.; CORRÊA, R. L. (org.). Olhares geográficos: modos de ver e viver o espaço. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012. p. 19-42.

HARVEY, D. Cidades rebeldes: do direito à cidade à revolução urbana. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE ASSOCIAÇÕES E INSTITUIÇÕES BIBLIOTECÁRIAS. Declaração de Lyon sobre o Acesso à Informação e Desenvolvimento. 2014. Disponível em: https://goo.gl/yjLif5. Acesso em: 12 jun. 2019.

MANSO, C. F. A. Goiânia. Uma concepção urbana, moderna e contemporânea: um certo olhar. Goiânia: Edição do autor, 2001.

MARFETAN, T. B. O exercício da cidadania no espaço público: o caso da quinta da Boa Vista, RJ. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPEGE, 11., 2015. São Paulo. Anais [...]. São Paulo: USP, 2015. p. 1124-1135. Disponível em: http://www.enanpege.ggf.br/2015/anais/arquivos/25/712.pdf. Acesso em: 17 jul. 2019.

MARSHALL, T. H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.

MATIAS-PEREIRA, J. Manual de metodologia da pesquisa científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

MORIGI, V. J.; VANZ, S. A. de S.; GALDINO, K. O bibliotecário e suas práticas na construção da cidadania. Revista ACB, v. 7, n. 2, 2002. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/390/479. Acesso em: 21 maio 2019.

ORTEGA Y GASSET, J. A missão do bibliotecário. Brasília, DF: Briquet de Lemos Livros, 2006.

RANGANATHAN, S. R. As cinco leis da biblioteconomia. 3. ed. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2009.

SANTOS, M. Metamorfose do espaço habitado. São Paulo: EDUSP, 2008.

SANTOS, R. do R.; DUARTE, E. N.; LIMA, I. F. de. O papel do bibliotecário como mediador da informação no processo de inclusão social e digital. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo, v. 10, n. 1, p. 36-53, jan./jun. 2014. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/download/279/289. Acesso em: 22 maio 2019.

SILVEIRA, F. J. N. da; REIS, A. S. dos. Biblioteca pública como lugar de práticas culturais: uma discussão sócio-histórica. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 21, p. 37-54, jan./abr. 2011.

SILVEIRA, F. J. N. da. Biblioteca como lugar de práticas culturais: uma discussão a partir dos currículos de Biblioteconomia no Brasil. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.

SOUZA, M. L. de. Apresentação: socioespacial, sócio-espacial... ou sobre os propósitos e o espírito deste livro. In: SOUZA, M. L. de. Os conceitos fundamentais da pesquisa sócio-espacial. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013. p. 9-18.

VIEIRA, L. Os argonautas da cidadania. Rio de Janeiro: Record, 2001.

TARGINO, M. das G. Biblioteconomia, Informação e Cidadania. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG. Belo Horizonte, v. 20, n. 2, p. 149-160, jul./dez. 1991.

Downloads

Publicado

2022-06-20

Como Citar

Pereira Alves Diniz, J., Estrela, H. ., & Oliveira Silva, B. (2022). A POTENCIALIDADE DA PRAÇA CÍVICA EM GOIÂNIA À FORMAÇÃO CIDADÃ DO BIBLIOTECÁRIO: EVIDENCIANDO PRÁTICAS CULTURAIS. PontodeAcesso, 16(1). https://doi.org/10.9771/rpa.v16i1.45995

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)