AS CONTRIBUIÇÕES DA BIBLIOTECA ESCOLAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

UMA REVISÃO DE LITERATURA EM LÍNGUA INGLESA ENTRE OS ANOS DE 2005 E 2017

Autores

  • Andrea Pereira Santos Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Lettícia Oliveira Sousa Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.9771/rpa.v14i2/3.34736

Palavras-chave:

Biblioteca escolar, ensino-aprendizagem, letramento informacional

Resumo

Analisa na literatura estrangeira, entre os anos de 2005 e 2017, no sentido de entender quais são as contribuições da biblioteca escolar no processo de ensino-aprendizagem. Apresenta levantamento bibliográfico realizado na base de dados “Library, Information Science and Technology Abstracts with Full Text” por meio do website EBSCO host. A pesquisa teve como objetivos específicos realizar levantamento bibliográfico sobre a biblioteca escolar no exterior, analisar as contribuições da biblioteca escolar no processo de ensino-aprendizagem e verificar como a literatura estrangeira compreende a biblioteca no espaço escolar. O método utilizado foi revisão bibliográfica com abordagem quanti-qualitativa.  Objetivou-se analisar artigos em língua inglesa que tratassem de estudos de caso sobre a biblioteca escolar a partir de experiências vivenciadas, principalmente, fora do Brasil. As leituras realizadas demonstraram as contribuições que a biblioteca escolar exerce no processo de ensino-aprendizagem, pois ela contribui de forma positiva na prática de leitura, escrita e no desenvolvimento do letramento informacional nos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Pereira Santos, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Professora Adjunta do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Lettícia Oliveira Sousa, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Referências

ANDERSON, Johanna; MATTHEWS, Paul. A Malawian school library: culture, literacy and reader development. Aslib Proceedings, v. 62, ed. 6, p. 570-584, Dec. 2010. Disponível em: http://search-ebscohost-com.ez49.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=lih&AN=55730635&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 7 dez. 2017.

ASSELIN, Marlene et al. School library education in thirteen countries in Sub-Saharan Africa. School Libraries Worldwide, v. 18, n. 2, p. 82-94, July, 2012. Disponível em: http://search-ebscohost-com.ez49.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=lih&AN=82602615&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 7 dez. 2017.

BARO, Ebikabowei Emmanuel; EBERECHUKWU EZE, Monica. Enhancing quality learning: the impact of school library services to students in Nigeria. School Libraries Worldwide, v. 22, n. 1, p. 8-19, Jan. 2016. Disponível em: http://search-ebscohost-com.ez49.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=lih&AN=115407551&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 27 nov. 2017.

BURNS, Elizabeth. Practitioner perceptions of school library advocacy. Education Libraries, v. 38, n. 1, p. 16-30, June, 2015. Disponível em: http://search-ebscohost-com.ez49.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=lih&AN=123825987&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 2 dez. 2017

CABANILLA, Gianina. An exploration of the benefits of an indigenous community learning center's mini-school library. School Libraries Worldwide, v. 19, n. 1, p. 91-99, Jan. 2013. Disponível em: http://search-ebscohost-com.ez49.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=lih&AN=86388906&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 6 dez. 2017.

CAHIL, Maria; RICHEY, Jennifer. Integration of evidence-based library and information practice into school library education: a case study. School Libraries Worldwide, v. 18, n. 2, p. 95-105, jul. 2012. Disponível em: http://search-ebscohost-com.ez49.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=lih&AN=82602616&lang=pt-br&site=ehost-live Acesso em: 7 dez. 2017.

CAMPELLO, Bernadete. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, [s. l.], v. 32, n. 3, fev. 2003. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/986/1027. Acesso em: 9 jul. 2018.

CAMPELLO, Bernadete. Biblioteca escolar: conhecimentos que sustentam a prática. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

CAMPELLO, Bernadete. S. et al. Universalização de bibliotecas nas escolas: reflexos da lei 12.244. Ponto de Acesso, Salvador, v. 10, n. 2, p. 39-58, ago. 2016.

COOPER, Linda Z. The use of self-story as a pedagogical tool in a meta-cognitive exercise to support children in understanding their material choices in the school library. School Libraries Worldwide, v. 19, n. 2, p. 12-22, July, 2013. Disponível em: http://search-ebscohost-com.ez49.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=lih&AN=92009068&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 6 dez. 2017.

EVERHART, Nancy; LOGAN, Debra Kay. Building the effective school library media center using the student learning through Ohio school libraries research study. Knowledge Quest, v. 34, n. 2, p. 51-54, nov./dez. 2005. Disponível em: http://search-ebscohost-com.ez49.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=lih&AN=19157042&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 7 dez. 2017.

FARMER, Lesley. The roles of professional organizations in school library education: Case studies from around the world. School Libraries Worldwide, v. 18, n. 2, p. 1-11, July, 2012. Disponível em: http://search-ebscohost-com.ez49.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=lih&AN=82602618&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 7 dez. 2017.

FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE ASSOCIAÇÕES DE BIBLIOTECÁRIOS E BIBLIOTECAS. Diretrizes da IFLA para a biblioteca escolar. 2. ed. rev. [s. l.], 2015. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/school-libraries-resource-centers/publications/ifla-school-library-guidelines-pt.pdf. Acesso em: 10 dez. 2017.

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias; TESCAROLO, Ricardo. Desafios para implementar o letramento informacional na educação básica. Educação em Revista, 2010, v. 26, n. 1, p. 41-56, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-46982010000100003.

JOHNSON, Linda; DONHAM, Jean. Reading by grade three: how well do school library circulation policies support early reading? Teacher Librarian, v. 40, n. 2, p. 8-12, dez. 2012. Disponível em: http://search-ebscohost-com.ez49.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=lih&AN=84415729&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 6 dez. 2017.

KLEIJNEN, Ellen et al. Effect of a school library on the reading attitude and reading behaviour in non-western migrant students. Journal of Librarianship & Information Science, v. 49, n. 3, p. 269-286, Sept. 2017. Disponível em: http://search-ebscohost-com.ez49.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=lih&AN=124649663&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 25 nov. 2017.

KUHLTHAU, Carol Collier. Information skills for an information society: a review of research. Siracusa: ERIC, 1987. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED297740. Acesso em: 2 jul. 2018.

KUMASI, Kafi; HILL, Renee. Examining the hidden ideologies within cultural competence discourses among Library and Information Science (LIS) students: implications for school library pedagogy. School Libraries Worldwide, v. 19, n. 1, p. 128-141, Jan. 2013. Disponível em: http://search-ebscohost-com.ez49.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=lih&AN=86388899&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 6 dez. 2017.

MOREILLON, Judi. Educating for school library leadership: developing the instructional partnership role. Journal of Education for Library & Information Science, v. 54, n. 1, p. 55-66, Dec. 2013. Disponível em: http://search-ebscohost-com.ez49.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=lih&AN=85092157&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 7 dez. 2017.

MORRIS, Rebecca J.; CAHILL, Maria. A study of how we study: methodologies of school library research 2007 through july 2015, School Library Research, v. 20, p. 1-29, Jan. 2017. Disponível em: http://search-ebscohost-com.ez49.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=lih&AN=123137794&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 25 nov. 2017.

ÖNAL, H. Inci. New developments on the Turkish school library scene. Journal of Librarianship & Information Science, v. 37, n. 3, p. 141-152, Sept. 2005. Disponível em: http://search-ebscohost-com.ez49.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=lih&AN=18600741&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 7 dez. 2017.

PAIVA, Marília; DUARTE, Adriana Sirihal. School library contribution to student achievement as measured by the Brazil-Reading test. School Libraries Worldwide, v. 23, n. 1, p. 120-150, Jan. 2017. Disponível em: http://search-ebscohost-com.ez49.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=lih&AN=122422187&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 25 nov. 2017.

PRIBESH, Shana; GAVIGAN, Karen; DICKINSON, Gail. The access gap: poverty and characteristics of school library media centers. Library Quarterly, v. 81, n. 2, p. 143-160, Apr. 2011. Disponível em: http://search-ebscohost-com.ez49.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=lih&AN=60914577&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 2 dez. 2017.

SANTOS, Andréa Pereira et al. Retratos da biblioteca escolar da rede de ensino do estado de Goiás. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 27., 2017, Fortaleza, Anais eletrônicos [...]. Fortaleza, 2017. Disponível em: https://portal.febab.org.br/anais/article/viewFile/1767/1768. Acesso em: 10 Jun. 2018.

SHAND, Lindiwe; EVANS, Neil; MOSTERT, Janneke. Challenges in the provision of school library services in Katlehong secondary schools. Mousaion, v. 32, n. 4, p. 13-28, Oct. 2014. Disponível em: http://search-ebscohost-com.ez49.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=lih&AN=116897916&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 6 dez. 2017.

SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. Perspectivas históricas da biblioteca escolar no Brasil e análise da lei 12.244/10. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 16, n. 02, p. 489-517, jul./dez. 2012.

SILVA, Waldeck Carneiro da. Miséria da biblioteca escolar. São Paulo: Cortez, 1995.

SPRUCE, Robin; GARRISON, Kasey. Certifying celebrity in the school library: self-regulated learning in practice. School Libraries Worldwide, v. 22 n. 1, p. 62-78, Jan. 2016. Disponível em: http://search-ebscohost-com.ez49.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=lih&AN=115407555&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 2 dez. 2017.

SOUZA, Renata Junqueira de (org.). Biblioteca escolar e práticas educativas: o mediador em formação. Campinas: Mercado das Letras, 2009.

TALLAKSEN RAFSTE, Elisabeth. A place to learn or a place for leisure? Students' use of the school library in Norway. School Libraries Worldwide, v. 11, n. 1, p. 1-16, Jan. 2005. Disponível em: http://search-ebscohost-com.ez49.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=lih&AN=17414346&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 7 dez. 2017.

WESSELS, I. Nicolin; MNKENI-SAUROMBE, Nampombe. Teachers use of a school library in a South African township school: closing the literacy gap. South African Journal of Libraries & Information Science, v. 78, n 1, p. 45-56, May 2012. Disponível em: http://search-ebscohost-com.ez49.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=lih&AN=91567404&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 7 dez. 2017.

YOON-OK, Han. Korea: A study of school library development. School Libraries Worldwide, v. 12, n. 1, p. 70-80, Jan. 2006. Disponível em: http://search-ebscohost-com.ez49.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=lih&AN=21132967&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 7 dez. 2017.

ZHOU, Enyu; ADKINS, Denice. The role of the school library in college access and choice. Library & Information Science Research, v. 38, n. 4, p. 336-343, out. 2016. Disponível em: http://search-ebscohost-com.ez49.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=lih&AN=120177218&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 2 dez. 2017.

Downloads

Publicado

2020-12-17

Como Citar

Santos, A. P., & Sousa, L. O. (2020). AS CONTRIBUIÇÕES DA BIBLIOTECA ESCOLAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO DE LITERATURA EM LÍNGUA INGLESA ENTRE OS ANOS DE 2005 E 2017. PontodeAcesso, 14(2/3). https://doi.org/10.9771/rpa.v14i2/3.34736

Edição

Seção

Artigos