O PLÁGIO EM PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS E A PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS EM BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO DO INSTITUTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Autores

  • Andrea da Luz Cerqueira de Morais Universidade Federal da Bahia
  • José Carlos Sales dos Santos Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Plágio Acadêmico. Direitos Autorais. Instituições de Ensino Superior. Bibliotecas. Bibliotecários.

Resumo

O plágio em produções científicas constitui uma temática recorrente e relevante em ambientes universitários. Pautado neste pressuposto, a presente comunicação objetivou a caracterizar a percepção dos discentes do curso de Biblioteconomia e Documentação em relação às temáticas ‘plágio’ e ‘direitos autorais’ no âmbito universitário, especificamente no Instituto de Ciência da Informação da Universidade federal da Bahia. Nos procedimentos metodológicos, a pesquisa configurou-se como um estudo de caso (método de procedimento monográfico), com nível descritivo; o instrumento representou o questionário de investigação. As considerações finais evidenciaram a patente necessidade, de as disciplinas oferecidas no instituto pesquisado, de incorporar à grade curricular do curso de Biblioteconomia e Documentação debates que abordem temáticas relevantes, como plágio e direitos autorais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea da Luz Cerqueira de Morais, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia(2015). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia.

José Carlos Sales dos Santos, Universidade Federal da Bahia

Professor temporário do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos - IHAC/UFBA; Mestre em Ciência da Informação - PPGCI/UFBA - Linha de Pesquisa: Políticas, Tecnologias e Usos da Informação (bolsista FAPESB); Pós-Graduado em Gestão da Comunicação Organizacional Integrada - NPGA/EAUFBA e Graduado em Biblioteconomia e Documentação pelo Instituto de Ciências da Informação - ICI/UFBA. Professor convidado da Pós-Graduação da Escola de Administração, Instituto de Ciência da Informação e Faculdade de Farmácia. Possui experiência em Políticas Públicas de Informação, Participação Política e Democracia Digital.

Downloads

Publicado

2018-01-09

Como Citar

Morais, A. da L. C. de, & Santos, J. C. S. dos. (2018). O PLÁGIO EM PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS E A PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS EM BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO DO INSTITUTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. PontodeAcesso, 11(3), 57–72. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/21432

Edição

Seção

Artigos