Le COADIC E A MATEMATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO

Autores

  • José Carlos Sales dos SANTOS Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Informação, Matemática da Informação

Resumo

No capítulo 'A matemática da informação', publicado no livro 'Para entender a Ciência da Informação', Le Coadic retoma o histórico referente ao desenvolvimento das leis científicas para explicar a importância que estas leis exercem na sociedade contemporânea. Para reforçar seus argumentos relativos à matematização dos fenômenos sociais, Le Coadic afirma que a economia, a demografia e a psicologia recorreram à matemática como coadjuvante da análise social. Na Ciência da Informação, o autor explica que a classificação, distribuição e distribuição tornam-se viáveis utilizando ferramentas e objetos matemáticos e estatísticos. O autor conclui que aplicar métodos matemáticos e/ou estatístico na Ciência da Informação requer, no entanto, o uso ponderado das mesmas na sistematização dos processos informacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos Sales dos SANTOS, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Ciência da Informação - PPGCI/UFBA - Linha de Pesquisa: Políticas, Tecnologias e Usos da Informação (bolsista FAPESB); Pós-Graduado em Gestão da Comunicação Organizacional Integrada - NPGA/EAUFBA e Graduado em Biblioteconomia e Documentação pelo Instituto de Ciências da Informação - ICI/UFBA. Professor convidado da Pós-Graduação da Escola de Administração, Instituto de Ciência da Informação e Faculdade de Farmácia. Possui experiência em Políticas Públicas de Informação, Participação Política e Democracia Digital.

Downloads

Publicado

2014-02-12

Como Citar

SANTOS, J. C. S. dos. (2014). Le COADIC E A MATEMATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO. PontodeAcesso, 7(3), 167–172. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/6106

Edição

Seção

Ensaio