MENSAGENS PUBLICITÁRIAS RESSIGNIFICANDO SENTIDOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE FORMAÇÃO DO BIBLIOTECÁRIO
Palavras-chave:
Educação do bibliotecário, Profissional da informação, Práticas pedagógicas, Publicidade, Pedagogia cultural.Resumo
Relata experiência desenvolvida no Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia utilizando textos publicitários como prática pedagógica para a educação profissional. Está sintonizada com o paradigma da educação do século XXI baseada nos pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. Tem por objetivo incentivar a construção do conhecimento do papel da Biblioteconomia na sociedade contemporânea, na perspectiva de utilizar recurso idêntico na disseminação desse conhecimento ampliando o acesso e uso de informação e bibliotecas. Utiliza como metodologia a releitura de mensagens publicitárias em que texto e imagem são associados a conteúdos de sala de aula e atividades extra-classe, estimulando a criatividade, o espírito crítico e a re-criação de textos que convergem para a socialização do conhecimento na comunidade do Instituto de Ciência da Informação. Os resultados se revelam positivos no discurso dos alunos envolvidos, comprovados por instrumento de pesquisa utilizado para esse fim. A prática é avaliada nos pontos fortes e fracos para assegurar melhor desempenho futuro e possível inserção no Projeto Pedagógico da Unidade de Ensino.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-12-15
Como Citar
da Cunha, V. A. (2007). MENSAGENS PUBLICITÁRIAS RESSIGNIFICANDO SENTIDOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE FORMAÇÃO DO BIBLIOTECÁRIO. PontodeAcesso, 1(2), 22–36. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/1786
Edição
Seção
Artigos