OS CAMINHOS DE JOÃO AUGUSTO: por um teatro crítico, popular e pelo povo
Abstract
Este texto é um esboço biográfico sobre a trajetória de João Augusto Azevedo Filho, autor, ator, diretor, crítico teatral, contrarregra, iluminador, cenógrafo, sonoplasta, figurinista, compositor, entre tantos. A partir da documentação, principalmente, do acervo da Funarte e do Teatro Vila Velha, além de matérias da imprensa, busca-se percorrer os caminhos de João Augusto, entre 1928, ano do seu nascimento no Rio de Janeiro, e 1979, quando morreu, aos 51 anos, em Salvador. Enfatizando a sua produção artística e as suas contribuições para o fazer teatral e para a sociedade, vislumbra-se colaborar para a ampliação do reconhecimento a este importante artista. PALAVRAS-CHAVE: João Augusto. Teatro. Bahia.
Downloads
I dati di download non sono ancora disponibili.
##submission.downloads##
Pubblicato
2022-06-09
Fascicolo
Sezione
CADERNO
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).