MOVIMENTAÇÃO POLÍTICA: o movimento como orientador para entender um cenário político
Abstract
Observa-se que golpes de Estado e reviravoltas na ordem política aconteceram em pequenos intervalos de tempo, difíceis de acompanhar, alterando o cenário político brasileiro atual e, concomitantemente, o de outros países da América Latina, como Chile, Equador e Bolívia. É possível considerar essa intensa quantidade de acontecimentos recentes como uma movimentação política. E é a partir desse termo que se chega ao encontro da arte do corpo e do movimento. Propõe-se, neste artigo, olhar esse tumultuado cenário político pelo viés da arte do movimento. Para tanto, utilizar-se-á dos conceitos de Performatividade e Teatro Pós-dramático articulados com uma análise crítica e descritiva do curta-metragem Movimento, de autoria do Duo Strangloscope. Importante ressaltar que foram coletados dados analíticos numa entrevista realizada com os integrantes do Duo, autores do filme, feita especialmente para essa investigação. PALAVRAS-CHAVE: Performatividade. Teatro Pós-dramático. Golpes de Estado. Movimento. Duo Strangloscope.
Downloads
Riferimenti bibliografici
FÉRAL, Josette. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. Sala Preta, Brasil, v.8, p.197-210,2008. ISSN 2238-3867.
FERNANDES, Ciane. O Corpo em movimento: o sistema Laban-Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. 2ª edição – São Paulo: Annablume, 2006.
GIL, José. Movimento Total: O Corpo e a Dança. Lisboa: Relógio D’Água Editores, Novembro de 2001.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro Pós-Dramático. São Paulo: Editora Cosac Naify, 2007.
https://dicionario.priberam.org/movimento [consultado em 13-11-2019]
SETENTA, Jussara Sobreira. O Fazer-dizer do corpo: dança e performatividade. Salvador: EDUFBA,2008.
SPINOZA, B. Ética. Tradução de Tomaz Tadeu, Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
CURTA METRAGEM MOVIMENTO Disponível em: <https://vimeo.com/364647069>. Acesso em: 01/11/2019.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).