O TEATRO DO OPRIMIDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES DE TEATRO: investigações a partir do projeto de extensão Teatro do Oprimido na comunidade – TOCO
Abstract
O presente artigo se propõe, através de relatos de experiências, a refletir como as práticas do projeto de extensão Teatro do Oprimido na Comunidade (TOCO) podem contribuir na formação de professores de teatro. O projeto TOCO existe desde 2010 e é vinculado à Universidade Federal de Pelotas – UFPel com o objetivo de pesquisar as obras de Augusto Boal e Paulo Freire, levando o Teatro do Oprimido a comunidades através de oficinas e cenas-fórum. Dentre os relatos trazidos no texto, o leitor encontrará experiências de extensionistas que propuseram atividades do arsenal do oprimido em eventos, escolas, cursos de formação de professores e outros projetos de educação popular. O método de pesquisa combina a pesquisa-ação e a cartografia. A coleta de dados aconteceu através de entrevistas (com extensionistas e ex-extensionistas) e relatórios no diário de bordo da autora. As principais referências bibliográficas utilizadas no artigo são as obras de Paulo Freire e de Augusto Boal. PALAVRAS-CHAVE: Formação de professores. Extensão. Teatro do Oprimido.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).