O TEATRO DO OPRIMIDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES DE TEATRO: investigações a partir do projeto de extensão Teatro do Oprimido na comunidade – TOCO

Autores/as

  • Marina Xavier Paes Universidade Federal de Pelotas
  • Fabiane Tejada da Silveira Universidade Federal de Pelotas

Resumen

O presente artigo se propõe, através de relatos de experiências, a refletir como as práticas do projeto de extensão Teatro do Oprimido na Comunidade (TOCO) podem contribuir na formação de professores de teatro. O projeto TOCO existe desde 2010 e é vinculado à Universidade Federal de Pelotas – UFPel com o objetivo de pesquisar as obras de Augusto Boal e Paulo Freire, levando o Teatro do Oprimido a comunidades através de oficinas e cenas-fórum. Dentre os relatos trazidos no texto, o leitor encontrará experiências de extensionistas que propuseram atividades do arsenal do oprimido em eventos, escolas, cursos de formação de professores e outros projetos de educação popular. O método de pesquisa combina a pesquisa-ação e a cartografia. A coleta de dados aconteceu através de entrevistas (com extensionistas e ex-extensionistas) e relatórios no diário de bordo da autora. As principais referências bibliográficas utilizadas no artigo são as obras de Paulo Freire e de Augusto Boal. PALAVRAS-CHAVE: Formação de professores. Extensão. Teatro do Oprimido.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marina Xavier Paes, Universidade Federal de Pelotas

Marina Xavier é graduada no curso de Licenciatura em Artes Cênicas na Universidade Federal de Brasília – UnB. No momento, cursa uma pós-graduação na linha de Ensino e Percursos Poéticos pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel, com orientação de Fabiane Tejada da Silveira, onde participa do projeto de extensão Teatro do Oprimido na Comunidade desde 2017.

Fabiane Tejada da Silveira, Universidade Federal de Pelotas

Professora Adjunta do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Teatro, Educação e Práxis Social.

Publicado

2020-02-06