BALANÇANDO A REDE DE TEATRO DO VELHO CHICO: diálogos e práticas da cena do interior da Bahia

Auteurs

Résumé

Este ensaio relata atividades relacionadas à Rede de Teatro do Velho Chico, uma organização artística do interior da Bahia, com olhar especial para o projeto Diálogos em Rede – Teorias e Práticas da Cena, curso de formação modular em Teatro, realizado em 2021, por meio de encontros semanais on-line. Através de pesquisa documental e bibliográfica, a experiência aqui relatada é apresentada como um caminho para a descentralização do fazer teatral, de diálogo, formação e fortalecimento do teatro do interior da Bahia. Ao celebrar 65 anos de existência da primeira escola de educação superior em Artes Cênicas do Brasil, a Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, é de extrema relevância enfatizar as experiências artísticas e formativas dos demais territórios de identidade, para além da capital e do Recôncavo baiano. O trabalho aborda ainda experiência de interiorização de princípios estéticos e pedagógicos do Teatro Negro. PALAVRAS-CHAVE: Teatro. Bahia. Interior. Velho Chico. Rede.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Danilo Lima de Souza, Universidade Federal da Bahia

Professor da Escola Municipal de Teatro Barreiras-BA e Socioeducador de Artes no Centro Educacional Catavento, Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança e Bacharel em Artes Cênicas pela Escola de Teatro da UFBA. É editor assistente da Revista Metamorfose IHAC/UFBA, membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: corpoaudio-visual (UFBA) e integrante da Rede de Teatro do Velho Chico. Investiga procedimentos corporais para a cena multimídia (www.teatromultimida.com.br) e aproxima desses procedimentos as práticas da mediação, crítica e historiografia teatral, como forma de gerar suas pró-prias metodologias e criações artísticas.

João Victor Soares dos Santos, Universidade Federal da Bahia

Professor da Escola Municipal de Teatro de Barreiras-BA, Mestre em Artes Cênicas e Licenciado em Teatro pela Escola de Teatro da UFBA. Integra a Rede de Teatro do Velho Chico e é membro pesquisador do grupo ALDEIA: Núcleo de pesquisas afro-brasileiras em Artes, Tradições e Ensinagens na Diáspora (UFSB). Desenvolve pesquisas sobre pedagogias negrorreferenciadas em Artes Cênicas com destaque para seus projetos educacionais próprios, o MUSICENAFRO (2018) e AFROCENAR (2019), que geraram as respectivas mostras Escrito em Negro (2018) e Na minha melanina (2019).

Téléchargements

Publiée

2022-06-09