FORMAÇÃO DE PROFESSORES-ESPECTADORES: como as licenciaturas em Teatro e Dança brasileiras abordam a recepção cênica e as pedagogias do espectador?

Auteurs

  • Taís Ferreira Universidade Federal de Pelotas

Résumé

Nessa comunicação, apresento uma problematização da abordagem curricular e metodológica da área concernente aos estudos de recepção cênica e às pedagogias do espectador no âmbito da formação superior de docentes de teatro e dança brasileiros. O corpus analítico é proveniente das respostas de 95 professores e professoras das cinco regiões do país a um questionário escrito composto de questões objetivas e descritivas. A partir das respostas dos sujeitos de pesquisa, são analisados os modelos formativos nas licenciaturas a partir de dados concretos quanti-qualitativos e de suas consequências nas práticas pedagógicas na educação básica e no ensino informal de Artes Cênicas. As perguntas que norteiam a discussão são: quais as possibilidades formativas ofertadas aos licenciandos e professores em teatro e dança (no âmbito de sua formação inicial e continuada) para que venham a desenvolver ações, projetos, planos de ensino, atividades e práticas pedagógicas em recepção cênica com seus estudantes? Quais as bases teórico-metodológicas existentes que amparam o professor brasileiro na construção de pedagogias do espectador? E, enfim, por que de pensar a constituição das identidades de espectador dos professores de teatro e dança com vistas à construção de (novas) pedagogias do espectador? Pretendo, desta forma, debater a formação dos professores de teatro e dança como espectadores e a relevância dessa formação no ensino contemporâneo de Artes Cênicas no Brasil. PALAVRAS-CHAVE: Formação de professores. Teatro. Dança. Recepção. Pedagogia do espectador.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Taís Ferreira, Universidade Federal de Pelotas

Taís Ferreira é professora adjunta e pesquisadora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia e pela UNIBO (Itália), Mestre em Educação e Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Autora de diversos artigos, organizadora e autora de livros sobre pedagogia do teatro, formação de professores de teatro e de dança, recepção cênica, espectadores, infâncias e teatro para crianças e jovens, e história do teatro. 

Téléchargements

Publiée

2020-02-06