FORMAÇÃO DE PROFESSORES-ESPECTADORES: como as licenciaturas em Teatro e Dança brasileiras abordam a recepção cênica e as pedagogias do espectador?
Résumé
Nessa comunicação, apresento uma problematização da abordagem curricular e metodológica da área concernente aos estudos de recepção cênica e às pedagogias do espectador no âmbito da formação superior de docentes de teatro e dança brasileiros. O corpus analítico é proveniente das respostas de 95 professores e professoras das cinco regiões do país a um questionário escrito composto de questões objetivas e descritivas. A partir das respostas dos sujeitos de pesquisa, são analisados os modelos formativos nas licenciaturas a partir de dados concretos quanti-qualitativos e de suas consequências nas práticas pedagógicas na educação básica e no ensino informal de Artes Cênicas. As perguntas que norteiam a discussão são: quais as possibilidades formativas ofertadas aos licenciandos e professores em teatro e dança (no âmbito de sua formação inicial e continuada) para que venham a desenvolver ações, projetos, planos de ensino, atividades e práticas pedagógicas em recepção cênica com seus estudantes? Quais as bases teórico-metodológicas existentes que amparam o professor brasileiro na construção de pedagogias do espectador? E, enfim, por que de pensar a constituição das identidades de espectador dos professores de teatro e dança com vistas à construção de (novas) pedagogias do espectador? Pretendo, desta forma, debater a formação dos professores de teatro e dança como espectadores e a relevância dessa formação no ensino contemporâneo de Artes Cênicas no Brasil. PALAVRAS-CHAVE: Formação de professores. Teatro. Dança. Recepção. Pedagogia do espectador.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).