O DOIS DE JULHO ENTRE A CABOCLA E O CABOCLO: teatro de rua no contexto da pandemia
Résumé
Este artigo é baseado na dissertação A Roda de Teatro de Rua girou no Chafariz da Cabocla e aconteceu um Museu. O estudo articula museologia, etnocenologia e teatro de rua. Contrapõe o circuito oficial da Festa do Dois de Julho ao circuito alternativo, marginal, que é realizado com destino ao Chafariz da Cabocla. Descreve o comportamento espetacular da Festa do Dois de Julho. Propõe uma reflexão sobre o lugar da mulher na história de luta da Independência da Bahia. Além disso, retrata as experiências de teatro de rua tanto ao redor do Chafariz da Cabocla quanto em volta de outros monumentos públicos já no contexto da pandemia, no ano de 2021. PALAVRAS-CHAVE: Teatro de Rua. Monumento. Gênero. Espetacularidade. Pandemia.
Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publié-e
2022-02-07
Numéro
Rubrique
CADERNO
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).