COMO ANALISAR UM PROCESSO CRIATIVO? O modo de dizer de nossas pesquisas em artes
Resumen
Neste artigo, me direciono aos artistas que visam produzir uma escrita acadêmica a partir de suas experiências de criação; que passam por dilemas na busca por um método, por um modo de dizer e de se posicionar. Abordo a revolução epistemológica que fez surgir abordagens como a bricolagem e a cartografia. Investigo o conceito de performatividade e argumento a favor de escritas performativas, autorais e do uso da primeira pessoa nos trabalhos acadêmicos. Trata-se de um recorte da dissertação defendida pelo autor em dezembro de 2021. PALAVRAS-CHAVE: Performatividade. Pesquisa em arte. Processo criativo. Novas metodologias.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2023-06-02
Número
Sección
CADERNO
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).